A Regional de Saúde de Ubá e a Liga da Saúde (Medicina Fagoc, Intersind, AMUR, ADUBAR, Unimed e Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria de Saúde) promoveram na última quarta-feira (07/2), o II Seminário de Doenças Transmitidas pelo Aedes + Febre Amarela com temáticas sobre Epidemiologia, Fluxo Assistencial, Manejo Clínico e Vacinação.

Crédito: Lavínia Luisa

O evento foi sediado no novo auditório da Faculdade Governador Ozanam Coelho – Fagoc e recebeu aproximadamente 450 pessoas. O Seminário teve como objetivo mobilizar e alertar sobre a situação epidemiológica pela qual a região e todo o país vêm passando em relação às doenças transmitidas pelo aedes, além de capacitar profissionais da saúde em relação ao manejo clínico da febre amarela.

Para o Diretor da Regional de Ubá, Reginaldo Furtado de Carvalho, a realização de eventos como este expõem o cuidado e atenção que instituições e profissionais devem ter com a saúde. Ele também relembrou todas as reuniões e eventos realizados pela Regional que tiveram como foco o tema da febre amarela. “A febre amarela não é uma doença simples, por isso é necessário a participação de todos no seu combate e prevenção. É gratificante ver a quantidade de pessoas no evento que estão mobilizadas e a procura de informação”, destaca.

Com o tema “Febre Amarela”, a primeira palestrante foi a docente do curso de medicina da Fagoc e enfermeira especialista em políticas gestão da saúde do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Ubá, France Araújo Coelho. Ela abordou a definição, transmissão, prevenção, situação epidemiológica e fluxo assistencial da doença.

A segunda palestra foi ministrada pelo coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da rede de Urgência e Emergência da Prefeitura de Juiz de Fora e enfermeiro do NEP do CISDESTE, Alessandro Teixeira Moraes, que discursou sobre o papel da rede em casos suspeitos e confirmados de febre amarela. O tema da terceira palestra foi ‘O Manejo Clínico da Febre Amarela’, ministrada pelo médico cardiologista e técnico do setor de epidemiologia da Regional de UBÁ – SES-MG, Cleverson Mosqueira.

A enfermeira responsável técnica do Hospital São Vicente de Paulo, Claudiane Maciel e a enfermeira do controle de infecção hospitalar do mesmo hospital, Marília Silveira Felipe foram as responsáveis por discorrer a última palestra do dia sobre as suspeitas de Febre Amarela no Hospital São Vicente de Paulo de Ubá.

No final do evento foi montada uma mesa com representantes de setores da saúde da região para uma sessão de debates e esclarecimento de dúvidas dos presentes. Os componentes foram: Reginaldo Furtado de Carvalho (Diretor da Regional de Ubá), Dulcinéia Thinassi (Secretária de Saúde de Ubá), Ricardo Furtado de Carvalho (Diretor Administrativo do curso de Medicina Fagoc), Cleverson Mosqueira (palestrante), France Araújo Coelho (palestrante), Alessandro Teixeira (palestrante), Fernando Antônio D. Macedo (Coordenador Médico do CISDESTE – SAMU), Natália Soares Albuquerque (Médica Infectologista do Hospital Eduardo de Meneses - BH) e Marília Silveira (palestrante).

Por Lavínia Luisa

Enviar para impressão