O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) são métodos de amostragem e mapeamento dos índices de infestação por Aedes aegypti e Aedes albopictus. Estes levantamentos permitem a identificação dos criadouros predominantes e a situação de infestação dos municípios que o realizaram.

Os índices até 0,9% indicam condições satisfatórias, entre 1% e 3,9%, situação de alerta e índices superiores a 4%, risco de surto. No levantamento realizado em janeiro de 2018 (dados parciais) 110 municípios ainda não encaminharam os resultados. Dos 743 municípios que enviaram dados: 177 municípios estão em situação de risco para ocorrência de surto, 331 estão em situação de alerta e 235 em situação satisfatória.

A SES-MG ainda está recebendo resultados dos municípios, portanto, os dados apresentados são preliminares.

  • Clique aqui e acesse os dados preliminares do LIRAa/LIA de janeiro de 2018. 

O LIRAa e o LIA foram desenvolvidos em 2002 para atender à necessidade de gestores e profissionais de obter informações entomológicas em um ponto no tempo (antes do início do verão), antecedendo o período de maior transmissão. Por meio do levantamento é possível traçar estratégias para fortalecer as ações de combate vetorial nas áreas de maior risco. Trata-se, fundamentalmente, de um método de amostragem que tem como objetivo principal a obtenção de indicadores entomológicos, de maneira rápida.

 

Por Jornalismo SES

Enviar para impressão