Representantes da Regional de Saúde de Juiz de Fora, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Prefeitura de Juiz de Fora receberam a imprensa na manhã desta sexta-feira (26/01) para uma coletiva onde prestaram esclarecimentos sobre a situação da Febre Amarela no município e região.

Participaram da coletiva o Superintendente da Regional de Juiz de Fora, Oleg Abramov, o Subsecretário de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Rodrigo Said, referências técnicas da regional, a secretária de saúde de Juiz de Fora, Elizabeth Jucá, acompanhada dos subsecretários Michele Freitas, Márcio Itaboray e Rodrigo Almeida.

Créditos: Carlos Mendonça/ Ascom JF

A coletiva foi aberta com o anúncio que o Hospital João Penido será o hospital de referência para os casos suspeitos de febre amarela, atendendo Juiz de Fora e região.

A secretária Elizabeth Jucá esclareceu que diferente do que foi noticiado na imprensa local, “Juiz de Fora não está com surto da doença. Já o Subsecretário Rodrigo Said aproveitou a oportunidade para falar sobre a publicação do decreto de Ação Emergencial no último sábado para os municípios das regionais de Juiz de Fora e Barbacena esclarecendo que “essa publicação não caracteriza surto, mas foi necessária pelo fato da ocorrência da circulação do vírus nessas regiões e a necessidade de agilizar todos processos administrativos com uma melhor resposta e contenção da transmissão”.

Informou também as linhas de ação adotadas pela SES-MG que têm como prioridade a vacinação que garantirá a cobertura para toda região; organização da rede assistencial para identificação de suspeita da febre amarela para encaminhamento e fluxo necessário para esse manejo e a implantação da Sala de Situação, que será composta pela equipe da SES-MG e Prefeitura de Juiz de fora para alinhar as informações em curso e direcionar as estratégicas que estão sendo desenvolvidas contra a doença.

Em relação às notificações no estado, o subsecretário Rodrigo Said informou que foram confirmados 47 casos, sendo 40% concentrados na região metropolitana de Belo Horizonte. Outras informações estão disponíveis em: www.saude.mg.gov.br/febreamarela

Por Adriana Mendes