A Regional de Saúde de Pedra Azul realizou nos dias 23 e 24 de janeiro, em Pedra Azul e Almenara, respectivamente, uma reunião de alinhamento com os Secretários Municipais de Saúde e Coordenadores de Atenção Primária e de Endemias das regiões de saúde de Almenara, Itaobim e Pedra Azul, para apresentar o atual cenário epidemiológico relacionado às arboviroses (febre amarela, dengue, zika e chikungunya) e debater estratégias para o combate destas doenças na região nordeste de Minas Gerais.

Crédito: Allan Campos

O diretor da Regional de Pedra Azul, Francisco Carvalho, frisou que o atual cenário da febre amarela no estado de Minas Gerais é preocupante e que é importante que os municípios se mobilizem para que não ocorram casos da doença. “Estamos em situação de alerta, monitorando os nossos municípios para traçar estratégias e desenvolver ações para que possamos evitar o surgimento de casos de febre amarela na nossa região. Sabemos das limitações financeiras que os municípios estão passando, mas nosso empenho é para que mesmo diante de tais dificuldades, que os gestores possam estar motivados e dispostos a seguir desenvolvendo as ações necessárias, para que tenhamos uma melhora na nossa cobertura vacinal, e para que possamos evitar um cenário de epidemias nos 25 municípios da região nordeste de Minas”, afirmou.

A enfermeira e referência técnica da Atenção Primária da Regional Pedra Azul, Ana Cristina Cardoso, chamou a atenção para a cobertura vacinal da febre amarela no estado de Minas Gerais, com 82,22% da população imunizada, e, 75,06 % na Regional de Pedra Azul. “É fundamental que os municípios continuem intensificando as ações de vacinação, até atingirmos a meta que é de 95% do público prioritário que é composto por pessoas de 9 meses a 59 anos. Já temos três municípios que atingiram essa meta na região, que foram Felisburgo, Palmópolis e Rio do Prado. Agora, é importante que os demais também consigam cumprir a meta, já que cerca de 77 mil pessoas ainda precisam ser vacinadas na região”, destacou.

Já o médico veterinário e referência técnica da Epidemiologia da Regional Pedra Azul, Alex Assis, apresentou a situação epidemiológica de Minas Gerais no período de 2016/2017, com 475 casos confirmados e 162 óbitos; e no período 2017/2018, com 47 casos confirmados, 25 óbitos e 99 casos em investigação.. Na Regional de Pedra Azul, com relação a dengue, foram dois casos notificados esse ano e mais dois casos de chikungunya no período de outubro de 2017 a janeiro de 2018. “Por meio do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (Lira) que foi realizado em outubro do ano passado e em janeiro deste ano pudemos observar que houve um aumento do risco com uma maior quantidade de focos do mosquito na região. Por isso, é importante que os municípios continuem desenvolvendo as ações preventivas e de promoção à saúde para evitar o agravamento da doença”, alertou.

Por Allan Campos