Em 2017, os laboratórios da Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças (DECD), vinculados ao Instituto Otávio Magalhães (IOM), Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (LACEN-MG), da Fundação Ezequiel Dias (Funed), receberam, pelo terceiro ano consecutivo, avaliação Excelente. O objetivo da avaliação é demostrar a proficiência dos laboratórios nos ensaios avaliados, ou seja, demonstrar a competência técnica do laboratório na execução desses ensaios.

Crédito: Divulgação Funed

A Avaliação é realizada anualmente pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). A Funed participa de forma contínua dos ensaios de proficiência do PNCQ desde 2014 e a aquisição para 2018 já está em andamento. O PNCQ envia amostras mensalmente e classifica os laboratórios como Excelente, Bom, Regular ou Ruim.

Para Marcelo Pimenta, coordenador da Qualidade do IOM, a importância de termos sido avaliados por três anos consecutivos como Excelente demonstra a competência técnica dos laboratórios. “Isso atesta a prestação de serviço do LACEN-MG para o SUS com qualidade e confiabilidade”, afirma.

Após a emissão dos resultados, os laboratórios da DECD realizam análise crítica do seu desempenho para verificar os pontos de melhoria. Para os resultados insatisfatórios, registram anomalias para tratamento no Sistema de Gestão Integrada (SGI). Além de participação em Ensaios de Proficiência, os próprios laboratórios utilizam controles internos para garantir os resultados dos exames. Para Marluce Aparecida Assunção Oliveira, Diretora do IOM, a qualidade dos serviços prestados pelo LACEN-MG é uma tradição e o benefício advindo da participação em ensaios de proficiência para os laboratórios do IOM inclui contar com uma avaliação externa do nosso desempenho frente a outros laboratórios. “O controle externo da qualidade destaca-se pelo desafio constante das equipes em alcançar resultados de qualidade e a oferta do serviço público de excelência”, detalha Marluce.

Para Chequer Buffe Chamone, chefe da Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças, a RDC/ANVISA Nº 302 de 2005, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos, a participação em ensaios de proficiência é um requisito legal. Essa prerrogativa demonstra que a Funed não apenas está cumprindo a legislação, mas fazendo isso com excelência junto à saúde pública nacional, que conforme a publicação da PORTARIA MS Nº 2.606/GM DE 28 DE DEZEMBRO DE 2005, a qual classifica os Laboratórios Centrais de Saúde Pública, o LACEN-MG/FUNED, por atender aos critérios exigidos do Sistema de Gestão da Qualidade, foi classificado na graduação máxima: Porte V - Nível E. “Ao longo desses anos, isso assegura resultados confiáveis, com excelente qualidade, muita segurança e eficácia nos exames procedentes das Vigilâncias em Saúde de nosso Estado”, acredita.

De acordo com informações da Anvisa, o Ensaio de Proficiência (EP) é um sistema de avaliação dos resultados gerados em ensaios de comparações interlaboratoriais com o objetivo de avaliar a competência técnica dos laboratórios participantes destes ensaios. O sistema tem por finalidade avaliar as etapas de análise e garantir a confiabilidade dos resultados obtidos.

Confira as metodologias/exames avaliados no LACEN-MG:

• Biologia Molecular - HBV Qualitativo/Quantitativo
  • Biologia Molecular HCV   Qualitativo/Quantitativo/Genotipagem