Nesta segunda-feira (15/01) foi confirmado, a partir de resultados laboratoriais liberados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), um novo caso de febre amarela silvestre no estado de Minas Gerais. O caso aconteceu no município de Goianá, na Regional de Saúde de Juiz de Fora, e teve evolução para óbito.

Até o momento são 12 casos confirmados de febre amarela silvestre em Minas Gerais no período 2017/2018, sendo que 11 evoluíram para óbito. Outros 34 casos continuam em investigação pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Obs: Em 11/01/2018, eram 11 casos confirmados de febre amarela em Minas Gerais no período 2017/2018, desses casos, 9 evoluíram para óbito. Naquela ocasião, havia um paciente do sexo masculino, de Nova Lima, que estava internado, mas ele evoluiu para o óbito. Portanto, este óbito de Nova Lima, que até então era somente um caso de paciente internado pela doença e o óbito confirmado de Goianá somam 11 óbitos pela doença. Confira a nota do dia 11 de janeiro neste link.

Tabela 1: Casos confirmados e casos em investigação de Febre Amarela Silvestre, considerando a evolução dos pacientes, Minas Gerais, Julho de 2017 a Junho de 2018.

Regional de Saúde

26

8

46

Fonte: Diretoria de Vigilância Ambiental/ Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde / Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – atualização: 15 de janeiro de 2018. Os casos confirmados e em investigação ocorreram a partir de 17 de dezembro de 2017.

Óbitos Eduardo de Menezes

A partir desta segunda-feira (15/1), todos os casos de Febre Amarela serão divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em boletins semanais. Isso porque a confirmação ou não dos casos depende não apenas de exames laboratoriais, mas também da investigação de campo (investigação epidemiológica), realizada pela SES-MG, que identifica informações essenciais como, por exemplo, em qual localidade o paciente foi infectado.

Assim, a intenção é que o Sistema Estadual de Saúde - do qual fazem parte a SES-MG e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), entre outros - preste informações mais qualificadas e com maior precisão tanto à imprensa, quanto à população de Minas Gerais.

É importante ressaltar que os profissionais da Fhemig identificam os casos suspeitos de febre amarela, baseando-se no Guia de Vigilância à Saúde, do Ministério da Saúde e no Manual da Manejo Clínico da SES-MG, publicados no site da SES-MG, em 11/1/2018, que estabelecem normas de manejo clínico, incluindo a abordagem diagnóstica e terapêutica nos níveis de atenção, estabelecendo o fluxo de acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados da doença.

Desta forma, considerando os recentes casos confirmados de Febre Amarela no estado de Minas Gerais, as equipes de saúde atuarão de maneira mais sensível ao aparecimento de casos humanos suspeitos e também de epizootias (morte de primatas). Sendo assim, será notificado como caso suspeito de febre amarela: “todo indivíduo com quadro febril agudo (até 7 dias), de início súbito, acompanhado de elevação de transaminases superior a cinco vezes o valor de referência e/ou icterícia e/ou manifestações hemorrágicas, residente em (ou procedente de) municípios de jurisdição das Unidades Regionais de Saúde de Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora e Ponte Nova, não vacinado contra febre amarela ou com estado vacinal ignorado”.

Em razão de uma maior sensibilidade do sistema de vigilância, a previsão é que ocorra uma elevação dos casos considerados suspeitos por febre amarela, sendo assim, a SES-MG orienta que sejam divulgados, a partir de agora, somente os casos que tenham sido confirmados para a febre amarela.

• Clique aqui e confira no site da SES-MG a publicação dos últimos Informes Epidemiológicos da Febre Amarela.
  • Clique aqui e confira a Linha do Tempo com todas as ações da SES-MG para o enfrentamento da Febre Amarela.
  • Para mais informações sobre Febre Amarela, acesse o site: www.saude.mg.gov.br/febreamarela

Por Jornalismo SES-MG