No 1º período de monitoramento - que teve início com o surto da doença - de dezembro de 2016 a junho de 2017, foram confirmados 435 casos da doença no Estado. Na manhã desta sexta-feira (05/01), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou dois novos casos de febre amarela provenientes da área rural do município de Brumadinho. 

Para atualizar a situação epidemiológica da doença no Estado, o Governo de Minas, por meio da SES-MG, realizou, na parte da tarde, uma coletiva de imprensa com o Secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, e o Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Said. Clique aqui e confira a nossa galeria de imagens.

Crédito: Manoel Marques / Imprensa MG.

Ao longo da coletiva, realizada em Belo Horizonte, também foram detalhadas as ações priorizadas no Estado para o enfrentamento da doença. De acordo com Sávio Sousa Cruz, todas as medidas para dar continuidade à investigação dos casos e à prevenção da doença já estão sendo tomadas por parte do Estado. 

“O governo já conta com equipes nas regiões que apresentam maior risco de ocorrência de febre amarela e também Será dada prioridade na liberação de recurso para essas áreas. Vamos solicitar, ainda, junto ao governo federal, auxílio financeiro que possa nos ajudar no enfrentamento à febre amarela”, afirmou o Secretário Sávio Sousa Cruz.  

Segundo o Subsecretário de Vigilância Epidemiológica, Rodrigo Said, foram realizadas duas reuniões ao longo do dia, sendo a primeira para discutir as estratégias de atuação diante da confirmação dos dois casos de febre amarela, e a segunda, com a participação do Governador, para discutir as estratégias que serão priorizadas neste período sazonal para o Estado com um todo.

Veja também:
- Pimentel reúne secretários para definir novas ações de enfrentamento à Febre Amarela em Minas Gerais

“Estamos intensificando as ações de vacinação no município de Brumadinho, com a vacinação de casa a casa e, de acordo com o pleito do município, vamos apoia-lo no processo de investigação de epizootias na região rural e na ampliação do horário dessa vacinação casa a casa até as 20h”, afirma Rodrigo Said. 

O Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde destaca, ainda, que “as ações, como divulgação dos dados, atualização dos casos e atividades de mobilização, permanecem para garantir a transparência nas ações dissolvidas em conjunto com todos os municípios mineiros”.

“Minas Gerais apresenta 81% de cobertura vacinal e a região metropolitana de Belo Horizonte, 84%. No entanto, as estatísticas apontam uma cobertura menor entre indivíduos do sexo masculino, entre 15 e 45 anos. Por isso, aproveitamos essa oportunidade para reforçar a importância da vacinação” destaca o Secretário de Estado de Saúde, Sávio Sousa Cruz.

A vacina contra febre amarela está disponível, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as unidades de saúde, e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco. Pessoas na faixa etária entre 9 e 59 anos devem se vacinar. No caso de gestantes e pessoas com mais 60 anos, a orientação é que cada caso seja avaliado por um profissional de saúde.

- Abaixo, confira o áudio da coletiva de imprensa na íntegra:

- No vídeo abaixo, o subsecretário Rodrigo Said, faz um resumo dos assuntos abordados na coletiva de imprensa:

 

Por Fernanda Rosa

Enviar para impressão