De 04 a 10 de janeiro, a Cidade Administrativa de Minas Gerais, localizada no bairro Serra Verde, em Belo Horizonte, realiza uma campanha de vacinação contra a Febre Amarela para os trabalhadores, familiares dos funcionários e pessoas que frequentam o local.

A iniciativa de imunização é da Prefeitura Municipal de Vespasiano e da Secretaria Municipal de Saúde de Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), uma vez que houve a ocorrência de epizootias (morte de macacos) na Região Norte de Belo Horizonte. Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos.

Foto: Omar Freire/Imprensa MG.

A vacinação está disponível na Sala de amamentação, 9º andar, do Prédio Minas, de 9h às 16h até a próxima quarta-feira (10/01). A partir de segunda-feira (08/01), também fica disponível na antiga sala de atendimento de urgência e emergência, no subsolo do Prédio Gerais. É importante levar o cartão de vacina para que o profissional de saúde possa avaliar há necessidade da imunização, uma vez que já se vacinou pelo menos uma vez na vida não precisa se imunizar novamente.

Lembrando que toda pessoa acima de nove meses de vida que mora ou vai viajar para área rural, de mata ou silvestre deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para se vacinar contra a Febre Amarela. A vacina é gratuita e oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Imunização

A estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde é imunizar a população de moradores e de pessoas que transitam por toda região cuja área houve ocorrência de mortandade de macacos. Para isso, é necessário abrir um raio de atuação para intensificar várias ações de investigação epidemiológica, ecológica e ambiental, avaliando as condições de risco do vetor da doença.

Outro ponto importante é levar em conta o estado vacinal das pessoas que residem ou transitam nesta região onde houve ocorrência de epizootias – da qual a Cidade Administrativa faz parte, conforme explica o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Rodrigo Said.

Veja também:

- SES-MG faz transmissão ao vivo nas redes sociais sobre Febre Amarela 

“No final do mês de dezembro e início de janeiro foram notificados registros de mortes de macacos na região do vetor norte de Belo Horizonte, bem como os municípios de Santa Luiza e Vespasiano, do qual a Cidade Administrativa se insere. Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, nós traçamos as ações necessárias para intensificar as ações de prevenção, o que inclui a vacinação destas pessoas que transitam ou residem nesta área. Por isso, nós colocamos um posto de vacinação aqui na Cidade Administrativa para que seja mais um espaço para que as pessoas possam se prevenir contra a Febre Amarela. É importante salientar que a vacinação contra a Febre Amarela está estendida não só aos trabalhadores da Cidade Administrativa, como também familiares ou pessoas que transitam neste espaço para que possam ser imunizadas”, explica Said.

Cobertura Vacinal

Atualmente, a cobertura vacinal acumulada de Febre Amarela no Estado de Minas Gerais está em torno de 81%. Ainda há uma estimativa de 3.614.670 de pessoas não vacinadas, especialmente na faixa-etária de 15 a 59 anos, que também foi a mais acometida pela epidemia de febre amarela silvestre ocorrida em 2017. Para ver o informe epidemiológico da Febre Amarela (05/01), clique aqui.

Por Jornalismo SES-MG