Nos dias 14 e 15 de dezembro, a equipe do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Ubá organizou uma reunião com os coordenadores municipais de Atenção Primária à Saúde (APS) e do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) dos 30 municípios de sua área de abrangência.

As reuniões, que ocorreram com os municípios da região de Muriaé (14/12) e na região de Ubá (15/12), tiveram o objetivo de realizar um diagnóstico participativo e integrativo dos diversos atores, na perspectiva de um alinhamento dos processos de trabalho e da comunicação entre a Regional e os profissionais dos Núcleos de Atenção Primária e Saúde da Família dos municípios indutores da implementação e do fortalecimento da APS nos territórios sanitários. Além da busca permanente da integração da APS com as áreas de vigilância em saúde, da promoção à saúde e das redes de atenção à saúde, tendo como diretriz norteadora a melhoria das condições de saúde e a qualidade de vida da população.

Segundo a referência técnica do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Ana Amélia D. S. Pereira, “esses momentos são importantes para a efetividade e a melhoria das ações de Atenção Primária à Saúde e da Promoção à Saúde nos territórios”, disse.

Durante os encontros foram abordados temas como o alinhamento da Resolução SES-MG nº 5.816, de 19/07/17 e informações e esclarecimento sobre os recursos referentes ao incremento temporário Componente Piso da Atenção Básica (PAB) e da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC). Na ocasião também foram apresentados os diversos programas integrantes da APS, com enfoque nos avanços e desafios a serem superados e no alinhamento estratégico para o planejamento do ano de 2018.

Por Lavínia Luisa