Créditos: Ana Paula Cabral

Nesta quarta-feira (13/12), a coordenação de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Regional de Saúde de Unaí realizou uma reunião de discussão de estratégias e orientações à população no período de alerta de chuvas intensas e possíveis enchentes. O evento contou com a participação de profissionais das equipes das Unidades Básicas de Saúde (Politécnica, Canabrava, Jacilância e Cachoeira), que apresentam maior risco de alagamentos e enchentes, da coordenação do Centro de Controle de Zoonoses e de representante da Educação em Saúde de Unaí.

Para a farmacêutica da Regional de Unaí, Franciele Nascimento, momentos como esse são de grande importância, visto a necessidade de um alinhamento preventivo das ações relativas às ameaças e riscos. "O setor de saúde deve assumir suas responsabilidades e atribuições para atender aos danos humanos provocados em decorrências de desastres associados às chuvas", completou.

Devido ao alerta do período chuvoso na região Noroeste, identificou-se a necessidade de aprimoramento dos profissionais de saúde que atendem a população de maior risco. O alinhamento teve como objetivo orientá-los, atendendo às necessidades de saúde pública e para responder aos efeitos decorrentes de desastres de origem natural. A equipe recebeu orientações desde os agravos típicos relacionados a esse período até cuidados com a saúde, como utilização adequada do Hipoclorito de Sódio 2,5% para desinfecção caseira da água para consumo humano, limpeza da caixa d’água e as principais doenças e agravos associados às inundações.

Por Ana Paula Cabral