Com o intuito de expandir as informações sobre prevenção e promoção da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), o Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, durante todo o ano de 2017, várias ações de sensibilização com a comunidade por meio de parcerias com organizações da sociedade civil que consistem – na maioria dos casos, de distribuição e veiculação voluntária dos materiais impressos e digitais das campanhas desenvolvidas pela SES-MG.

Até o final do mês de novembro deste ano, o Núcleo de Mobilização Social da SES-MG distribuiu cerca de 400 mil peças impressas dos mais diversos temas de prevenção e promoção da saúde no SUS, para os mais de 160 parceiros, sempre solícitos às campanhas públicas, viabilizando a tomada de consciência por parte da população mineira. Além disso, muitos parceiros exibiram vídeos e compartilharam posts produzidos pela SES-MG em suas respectivas redes sociais e sites institucionais.

Crédito: Freepick / Reprodução.

“Tão importante quanto os Núcleos de Mobilização Social da SES-MG, os parceiros da sociedade compõem a Rede Estadual de Mobilização Social em Saúde e têm um papel fundamental para com a comunidade onde desenvolvem seu propósito de propagar informações sobre o SUS. Eles são aqueles que fazem parte da vida cotidiana da sociedade e ajudam o poder público a veicular importantes informações, se valendo desse convívio com a comunidade”, explica o coordenador de mobilização social e publicidade, Joney Vieira.

• Clique aqui e confira na íntegra os relatórios das ações de Mobilização Social da SES-MG.

Reconhecimento

Em março deste ano, Minas Gerais institucionalizou oficialmente a Rede de Mobilização Social em Saúde por meio da Resolução nº 5663. Desde a sua criação em 2007, a Rede de Mobilização Social em Saúde é gerenciada pelo Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES-MG). Atualmente com 721 Núcleos Municipais, o desafio é criar núcleos de mobilização nos 853 municípios mineiros.

Além das ações de promoção à saúde dos mais diversos temas ligados ao SUS, a Rede também se preocupa em cultivar parcerias com prefeituras, escolas, empresas, igrejas, associações e outros órgãos públicos.

A Rede de Mobilização Social em Saúde da secretaria é composta pelo Núcleo Central de Mobilização Social da SES-MG e pelos 28 Núcleos das unidades Regionais de Saúde. O objetivo é arregimentar a participação civil na execução dos programas de prevenção e promoção da saúde por intermédio da Mobilização Social, em toda Minas Gerais.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Sávio Souza Cruz, os parceiros são imprescindíveis para que sejam multiplicadas as ações de mobilização social. “Reconheço a importância da Rede Estadual de Mobilização Social em Saúde, para o envolvimento do cidadão na prevenção e promoção da saúde”, disse Souza Cruz que acrescentou: “como gestor do SUS em Minas Gerais, sou testemunha do alcance das nossas campanhas que os parceiros nos ajudam a obter e os agradeço por estarem sempre em sintonia conosco”, assegurou o secretário que, em março de 2017, assinou a Resolução SES-MG nº 5663, instituindo e formalizando a referida Rede Estadual.

Parceiros

A Casa Sol – fabricante de sacaria de papel para pães, localizada no bairro Santa Maria, na capital mineira, que abastece inúmeros estabelecimentos de comércio de panificação na Região Metropolitana de Belo Horizonte é um parceiro de longa data do Núcleo de Mobilização Social da SES-MG. O sócio proprietário, Marco Antônio de Oliveira, que iniciou sua empresa em 1982, hoje conta com 82 funcionários e produz, mensalmente, cerca de 20 milhões de sacos de papel para pães.

“A Casa Sol fornece sacaria para todo o Brasil e estamos sempre à disposição para realizar nosso papel social”, declarou o proprietário, que só para as campanhas de enfrentamento ao Aedes, Saúde da Mulher e Saúde do Homem, promovidas pela SES-MG, imprimiu quase dois milhões de sacos para pães com as distintas logomarcas. Assim como os demais parceiros, a Casa Sol é multiplicadora de ações mobilizadoras, e atinge uma boa parte da população.

“Se fizermos as contas, chegaremos a um significativo número de pessoas que manuseiam a embalagem do pão e acabam por ler o que contém no seu verso: temas importantes para a sociedade”, completou Marco Antônio.

Além da Casa Sol, os aeroportos e companhias aéreas, como o da Pampulha e Gol, respectivamente, mobilizaram os passageiros em seus guichês por meio do material cedido pelo Núcleo de Mobilização Social da SES-MG. Empresas de telecomunicações, como a Algar Telecom utilizaram material da SES-MG e mobilizaram seus funcionários e seu público que está presente não só em Minas Gerais, mas também nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, além de Brasília-DF.

Indústrias de embalagens e outros produtos, clubes mineiros de futebol, como o América Futebol Clube que mobilizou seus torcedores em campo, durante seus jogos, academias, associações, Batalhão das Polícias de Trânsito e Rodoviária, centros médios, clínicas, drogarias, hospitais e maternidades, construtoras, escolas, faculdades e universidades, fundações, grupos financeiros, igrejas de todos os credos, instituições, institutos, operadoras de plano de saúde, órgãos públicos das três esferas de poder, rádios, TVs e demais mídias, secretarias estaduais, Senac, Senai, Sesc, shoppings, transportadoras, comércio e muitos outros segmentos fazem parte do elenco de parceiros do Núcleo Central de Mobilização Social da SES-MG.

Assista abaixo um vídeo com Susan Aunn, referência técnica do Núcleo de Mobilização Social contando como funcionam as ações de parceria. Confira:

Por Ana Rita Fernandes / Romyna Lanza