Foi realizado nesta última quinta-feira (07/12), no auditório da Universidade do Vale do Rio Doce, em Governador Valadares (GV), o “1º Seminário sobre qualidade de água do Rio Doce - Controle e Vigilância após o desastre”. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que coordena a Câmara Técnica de Saúde, e pela Regional de Saúde de Governador Valadares, foi aberto ao público e contou com a presença de representantes de órgãos estaduais e federais, além dos municípios da região leste que foram atingidos pelo desastre ambiental de Mariana.

Segundo o assessor da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde e coordenador do Seminário, Kleber Rangel Silva, o objetivo foi promover uma discussão ampliada sobre o monitoramento da água bruta e da água tratada para consumo humano no Rio Doce. ”Com o Seminário, estamos abrindo um espaço de interlocução direta com a população. Isso é importante para que nós, enquanto Câmara Técnica de Saúde, composta por órgãos públicos responsáveis pelo monitoramento e qualidade da água, consigamos promover uma melhor compreensão de toda a população a respeito da qualidade dessa água para consumo humano”, frisou.

O assessor reforçou também que, para esse esclarecimento, eles contaram no evento com a apresentação de grupos de pesquisa das universidades localizadas em Governador Valadares, que apontaram algumas ações relacionadas a essa temática, e também com a apresentação dos órgãos responsáveis pelo monitoramento da água, entre eles o SAAE de Valadares, a Funed e o IGAM, pelo Estado”.

A superintendente Regional de Saúde em Governador Valadares, Janine Souza Vicente, salientou a relevância do evento. “A realização deste Seminário em Valadares é muito importante para ouvirmos os órgãos municipais, estaduais e os municípios atingidos, e levarmos essas demandas para o Ministério da Saúde. Á agua é vida e é necessário que saibamos sobre os estudos e análises que estão sendo realizados pelas instituições de controle, para que tenhamos tranquilidade quanto à qualidade da água que estamos consumindo”, destacou.

Programação

Na parte da manhã, foi debatido o tema: “O desastre e suas consequências: Rio Doce como objeto de pesquisa nas universidades e fundações”, com uma mesa que contou como debatedora, Gilsa Rodrigues, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Espirito Santo, com as apresentações da coordenação do mestrado em Gestão Integrada do Território da UNIVALE e do professor Girley Francisco de Assis da UFJF – Campus Governador Valadares.

Já na parte da tarde, o tema foi “Serviços e órgãos públicos que atuam no controle e vigilância da água do Rio Doce”, numa mesa mediada por Jamyle Grigoletto, analista Técnica do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano. O debate também contou com as participações de Roberta Silva, do SESA do Espirito Santo; Alcyr Nascimento Júnior, diretor geral do SAAE/GV; Ednei Soares, coordenador de Vigilância Ambiental da Regional de Saúde de Governador Valadares; Tatiane Bettoni, da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Goverandor Valadares e Regina Pimenta, do IGAM.

O diretor do SAAE/GV, Alcyr Júnior, comentou como tem sido o trabalho da autarquia municipal quanto à água consumida pela população de Valadares. “Nós estamos monitorando essa água de forma intensa e garantimos que ela é de qualidade e está dentro dos critérios de potabilidade. Se houver qualquer coisa fora dos parâmetros, iremos comunicar imediatamente a sociedade de Valadares e imediatamente parar com a captação do Rio Doce, exatamente para garantir a segurança da saúde da população do município”, frisou.

No final do evento, o coordenador Kleber Rangel fez um balanço geral do Seminário. “Tivemos aqui um debate muito rico, cheio de dados e informações. Nosso desafio será fazer uma análise integral desses resultados, além de um trabalho intersetorial de qualidade, num esforço coletivo e comum. Nossas atividades continuam e voltaremos a nos encontrar no próximo ano”, finalizou.

Participaram ainda do Seminário a pró-reitora Acadêmica da UNIVALE, Kissila Zacche Lopes de Andrade, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Valadares, Nilo Simões de Souza, a referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Governador Valadares, Alice Rodrigues de Matos, a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da Regional de Saúde de Governador Valadares, Nádia Ali, o Assessor da Chefia de Gabinete da SES-MG, Fábio de Paula, o secretário executivo do Território Vale do Rio Doce, Fábio Fernandes Brasileiro, técnicos da Regional de Saúde de Governador Valadares, entre outros representantes de instituições estaduais.

Por Frederico Bussinger