O Núcleo de Regulação (NUREG) realiza nesta quinta-feira, 07/12, um treinamento para os Consórcios Intermunicipais de saúde – CIS, das regiões de saúde de Brasília de Minas/São Francisco, Januária e Manga. O objetivo é repassar instruções para implantação da Resolução SES /MG nº 5.819 de 19 de julho de 2017, que define a metodologia de alimentação da produção no Sistema de Informação Ambulatorial - SIA/SUS, pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado de Minas Gerais e prevê ainda o acompanhamento do registro da produção pelos CIS, pelos órgãos de controle Estadual e pelas URS, através do próprio SIA SUS.

Crédito: Patrícia Moura

De acordo com Leonardo Barros, coordenador do Núcleo de Regulação da Regional de Januária, é de reconhecida importância, do ponto de vista assistencial, que os Consórcios Intermunicipais de Saúde configuram-se como importantes atores no processo de fortalecimento do SUSMG sejam como prestador ou como terceirizador de serviços. Verifica-se, no entanto, a necessidade de melhor “enxergar” a produção realizada pelos CIS e seus estabelecimentos parceiros, de forma direta ou indireta.

A definição desta nova forma de registro da produção dos CIS, através dos sistemas oficiais do DATASUS, nos permite construir séries históricas e padronizar atendimentos, evitando ainda a duplicidade de pagamentos.

“Os Consórcios Intermunicipais de Saúde possuem um importante papel assistencial no SUS, com grande capacidade de inserção nas estruturas dos sistemas de saúde dos municípios mineiros”. Destacou Emanuela Goncalves, diretora do CISNORTE.

“No treinamento de hoje estamos apresentando os principais passos a serem realizados para início do registro de produção pelos CIS no SIA SUS, evidenciando as responsabilidades tanto das Unidades Regionais de Saúde quanto dos municípios, com gestão de seus prestadores ou não, de forma compartilhada. O objetivo é que a partir de janeiro/2018 todos os CIS já estejam informando a produção no SIA SUS”. Afirma Patrícia Moura, Referência Técnica do Núcleo de Regulação da GRS Januária.

Por Leonardo Barros

Enviar para impressão