Coordenadores de Epidemiologia e técnicos  de 51 municípios da região leste participaram nesta sexta-feira (01/12) de uma reunião Técnica de alerta para atualização de ações de enfrentamento à Febre Amarela.

Crédito: Frederico Bussinger

O evento, promovido pela  Unidade Regional de Saúde de Governador Valadares, através do Núcleo de Vigilãncia Epidemiológica (NUVIGE), teve como objetivo, segundo a coordenadora do Nuvige , Nádia Pinheiro Ali, “sensibilizar e alertar os profissionais dos municipios quanto ao aprimoramento da Vigilância da Febre Amarela, nos casos humanos e Epizootias e diminuir  a morbimortalidade relacionada a uma possível epidemia de Febre Amarela em seu período de sazonalidade”, afirmou.

Durante o encontro, foram apresentados e debatidos pela manhã, temas como ”O Cenário da Febre Amarela no Brasil, Minas e Região”, pelo coordenador de Vigilância em Saúde da regional, Ednei Soares de Oliveira; “A Febre Amarela – A doença /Vigilância Epidemiológica” por Nádia Pinheiro Ali; “Febre Amarela: Imunização” pela referência em Imunização, Regilene Aparecida Abrantes; “Investigação de óbitos”, por Wilson Silva Lima Júnior. Já na parte da tarde os participantes foram informados sobre “Febre Amarela; O Vírus e o diagnóstico laboratorial, por Lúcio Magno de Andrade; “Monitoramento de epizzotias com a participação da sociedade: Procedimentos da vigilância”, por Luiz Patrício Neto ;  “Propostas para o monitoramento da febre amarela”, por Nádia Ali e apresentação da  “Experiência de enfrentamento: Epidemia de Febre Amarela pelo Município de São Sebastião do Maranhão em 2017”, pela enfermeira Andréia.

A enfermeira  e coordenadora de Vigilância em Saúde de Gonzaga, Viviane Kelly da Silva, achou oportuno e necessário o alerta do Estado e informou sobre as ações que o município está tomando quanto a prevenção da doença.  Alcançamos  no monitoramento da febre amarela durante a epidemia,  cerca de 92% de cobertura vacinal e  ja fizemos um levantamento daqueles que ainda não se vacinaram. Como essas pessoas, mesmo convocadas por nós não comparecem para a vacinação, iremos realizar uma busca ativa nas residências das mesmas”, ressaltou.

Situação Epidemiológica em Minas

Em janeiro de 2017 foi confirmada a ocorrência de uma epidemia de febre amarela, sendo o último caso humano confirmado com início dos sintomas em 09 de junho de 2017.

A partir de julho de 2017, não foram registrados casos humanos confirmados de Febre Amarela no estado de Minas Gerais. Até o momento, foram confirmados 475 casos de Febre Amarela no Estado e ocorreram epizootias de Primatas Não Humanos (PNH) em 97 municípios, com confirmação de circulação do vírus em 08 (oito) municípios.

No Calendário Nacional de Vacinação atual, a população alvo a ser vacinada contra febre amarela são as crianças a partir dos nove meses até as pessoas com 59 anos de idade, tendo como meta a ser atingida, 95% de cobertura vacinal. Atualmente, a cobertura vacinal acumulada de febre amarela no Estado de Minas Gerais está em torno de 81%.

Considerando o presente cenário de circulação do vírus da Febre Amarela Silvestre na Região Sudeste do país, faz-se o alerta quanto a necessidade de investigação de rumores de morte de macacos; da intensificação da vacinação nos municípios com coberturas abaixo de 95%. Em especial atenção aos municípios que fazem parte das Unidades Regionais de Saúde: Belo Horizonte, Barbacena, São João Del Rei, Alfenas, Varginha, Pouso Alegre, Divinópolis, Passos, Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Uberaba, Uberlândia e Ituiutaba.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão