A Regional de Saúde de Divinópolis por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) e dos Núcleos de Redes de Atenção à Saúde (NRAS), Atenção Primária (NAPRIS) e Regulação (NREG), promoveu entre os dias 27 e 30 de novembro, a capacitação do Sistema de Informação do Câncer (SISCAN) para profissionais de saúde dos 54 municípios, Hospital de Alta Complexidade e Laboratórios da região Ampliada Oeste.

O objetivo foi aprimorar os conhecimentos sobre o SISCAN para que os municípios possam acompanhar os pacientes no rastreamento e diagnóstico de todos os tipos de câncer. Dessa forma, os profissionais poderão saber quando foi realizado o exame, qual laboratório o realizou e também quando começou o tratamento. Além disso, o encontro buscou uma maior integração entre as áreas assistenciais e epidemiológica para fortalecer a rede de cuidados das pessoas que necessitam de trantamento contra o câncer.

Créditos: Willian Pacheco

“Nós precisamos nos organizar. Ao sair daqui, vamos nos reunir com profissionais do município. É organizar este fluxo e oferecer um atendimento adequado para estes pacientes. A Atenção primária, Regulação e Atenção Secundária precisam sentir que fazem parte desta rede”, explicou a referência técnica do SISCAN WEB da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Costa.

O que é o SISCAN

O SISCAN é a versão em plataforma web que permite a integração dos Sistemas de Informação do Câncer do Colo do Útero (Siscolo) e do Câncer de Mama (Sismama). Ele tem o objetivo de permitir o monitoramento das ações relacionadas à detecção precoce da doença, à confirmação diagnóstica e ao início do tratamento de neoplasias malignas. Portanto, ele vem para aprimorar os mecanismos de controle da Gestão e dos sistemas de informação referentes aos registros da assistência prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Willian Pacheco