A Segurança do Paciente é uma área da Saúde que a cada dia necessita de mais atenção. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES - MG), por meio da Regional de Saúde de Patos de Minas, realizou, nessa quarta-feira (29/11), uma reunião técnica sobre a Segurança do Paciente, com o intuito de sensibilizar técnicos municipais de vigilância sanitária e representantes dos 16 hospitais que compreendem a região de saúde, quanto à implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs) e do registro de notificações no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dos 16 hospitais que fazem parte da região de Patos de Minas, nove já têm NSP cadastrados. Os serviços prestados por meio desse núcleo pretendem garantir com efetividade a segurança do usuário ao utilizar os serviços de saúde, sobretudo o hospitalar, como afirma a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS – Patos de Minas, Ivany Maria Silva de Brito. “É um assunto de grande importância uma vez que o paciente necessita de cuidados especiais e para que isso aconteça é necessário que os profissionais que atuam estejam preparados para isso”.

Já a referência técnica em segurança do paciente da SES-MG, Rosilaine Madureira, afirmou durante sua apresentação que “identificar os incidentes que resultam em danos à saúde do paciente permitem uma auto avaliação dos procedimentos e processos que necessitem de medidas corretivas, o que evita a ocorrência de novos eventos”.

Para garantir a efetividade do cuidado com o paciente, seis protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) são tidos como critério mínimo nesse processo. São eles: Protocolo de Identificação do Paciente; Higienização das Mãos; Cirurgia Segura; Prevenção de Quedas; Prevenção de Úlcera por Pressão; Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos.

Créditos: Maryana Santos

A coordenadora de Gerenciamento de Investigação e Prevenção de Infecções e Eventos Adversos de Vigilância Sanitária da SES-MG, Nádia Dutra, afirma que desde a resolução n° 36 de 2013, os Núcleos de Segurança do Paciente já começaram a ser implantados, contudo existe ainda uma baixa resolutividade no número de notificações registradas por eles, por isso o objetivo da oficina era se aproximar da realidade de cada região e aumentar, consequentemente, a qualidade dos serviços realizados pelo NSP. “O Estado de Minas é o que tem o maior número de Núcleos de Segurança do Paciente cadastrados no Brasil. Está bom para nós, mas temos certeza de que precisamos melhorar muito ainda, porque temos em torno de apenas 50% dos hospitais com núcleos cadastrados”, afirmou.

Para os hospitais que já possuem núcleos cadastrados, o momento foi de sensibilização quanto às notificações a serem realizadas, inclusive sobre os processos de investigação. Como é o caso relatado pela técnica do município de Serra do Salitre, Eliana Mizael, que possui um NSP implantado ainda neste ano no hospital municipal. “Para o processo de implantação contamos com o auxílio das técnicas da SRS que nos ajudou a cadastrar, seguindo passo a passo sob a orientação delas até que conseguimos cadastrar o hospital. Não foi tão fácil, um pouco complicado, mas com a ajuda delas hoje nós já cadastramos”.

Por Maryana Santos