Nessa sexta-feira (24/11), aconteceu na Câmara Municipal de Ubá, o I Seminário Regional de Doenças Transmitidas pelo Aedes. O evento foi uma realização da Regional de Saúde de Ubá, da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde, juntamente com a Faculdade de Medicina Fagoc. O objetivo foi alertar sobre as perspectivas epidemiológicas em relação às doenças transmitidas pelo aedes e a possibilidade real de ocorrência de epidemia, ainda em 2017. Além de orientar os presentes sobre as diversas arboviroses existentes e as formas de prevenção, notificação e tratamento.

DSC00104

A primeira palestra, denominada Situação epidemiológica e perspectivas das doenças transmitidas pelo Aedes no Brasil e em Minas Gerais, foi ministrada pelo subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Rodrigo Said. De acordo com Rodrigo Said, esse é um momento de extrema importância, visto que Minas Gerais tem hoje um cenário de risco de retorno de algumas doenças. “É preciso preparar os serviços para identificarem precocemente a Dengue, Zika e Chikungunya para que se tenha, o mais rápido possível, a resolução do quadro clínico do paciente, evitando as complicações e as possibilidades do óbito”, explica o subsecretário.

O infectologista Dario Brock Ramalho ministrou a segunda palestra sobre o Protocolo da Dor/Manejo Clínico. Segundo Dario, ter uma sala cheia como a do seminário é ótimo, já que as arboviroses transmitidas pelo aedes continuam matando, lesando, causando sequelas e dores prolongadas, como nos casos de Chikungunya. “Conversa e diálogo são sempre bons, pois as pessoas sempre vão ter dúvidas. Por isso essa troca de informações é importante. Nesse sentido é válido, que alguém de outra realidade venha e compartilhe as experiências para os profissionais”, explica o infectologista.

Com a temática Aspectos Epidemiológicos, Sensibilização e Manejo Clínico, o seminário teve como público-alvo os profissionais médicos dos serviços públicos e privados, e os enfermeiros que realizam Classificação de Risco em Hospitais e Unidades de Atenção Primária à Saúde. Além dos gestores municipais de saúde da região. De acordo com o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, é importante que os profissionais estejam bem, informados e esclarecidos sobre essas doenças para o melhor atendimento ao paciente.

Segundo o Diretor da Gerência Regional de Saúde Ubá, Reginaldo Furtado de Carvalho, o objetivo do trabalho de aproximação da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá, da SES/MG e da faculdade de Medicina da Fagoc é ajudar na verificação e prevenção dessas arboviroses. “A Unidade regional de Ubá é a intermediadora e preceptora de todas as ações de controle e prevenção, fazendo com que o município e a região possam avançar e evitar uma epidemia, o que foi um grande problema no passado.”

A Secretária Municipal de Saúde de Ubá, Dulcinéia Thinassi Perini, adianta que o município irá tomar algumas outras ações com relação à assistência, com objetivo de melhorar a questão do fluxo do usuário e que diante da realização do seminário as suas expectativas foram atendidas. “Acho que conseguimos fazer uma mobilização e mostrar para todos os gestores e profissionais o quanto é preocupante a questão, não só da dengue, mas também da chikungunya. Também podemos observar a necessidade de realizar a notificação imediata, pois se surge um caso em que é notificado e identificado o vírus em circulação, temos todo acesso junto a Secretaria de Estado de Saúde na busca de recursos e soluções”, conclui Dulcinéia Thinassi Perini.

Por Lavínia Luisa