A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, juntamente com a Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais realizaram nos dias 21 e 22 de novembro, no Campus do Unileste/MG, uma capacitação sobre “Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), Aids e Hepatites Virais”. A capacitação foi direcionada aos médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e para as referências técnicas em IST/AIDS e Hepatites Virais dos 35 municípios de abrangência desta região sanitária.

Segundo Natália Littig, Referência Técnica em IST/AIDS da Regional de Coronel Fabriciano, o objetivo da capacitação foi atualizar os profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária e na Vigilância Epidemiológica dos municípios quanto aos protocolos vigentes do Ministério da Saúde, aprimoramento das ações e políticas públicas referentes aos agravos do programa IST’s/AIDS e alinhamento do fluxo regional e municipal, visando a redução dos casos de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais.

“É muito importante ter os profissionais de saúde capacitados e sensibilizados, para que as ações de detecção e diagnóstico possam ser efetivas, para que assim as IST’s possam ser tratadas de forma correta. É preciso destacar sempre que a prevenção ainda é o melhor remédio, hoje com o aumento da liberdade sexual entre os mais jovens notamos um aumento nas notificações destas infecções e até mesmo do HIV/AIDS, é importante focar e continuar com o incentivo do uso do preservativo”, ressaltou Natália, que palestrou sobre os aspectos clínicos, assistenciais e de vigilância epidemiológica das Hepatites Virais.

As técnicas da Coordenação Estadual de IST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, Cecília Helena de Oliveira e Maria de Fátima Novato destacaram a importância de sensibilizar os municípios sobre a notificação e diagnósticos de novos casos dessas doenças e o encaminhamento dos pacientes para os centros de tratamento. Ressaltaram também a importância da Atenção Primária nas ações de prevenção de casos positivos de IST/AIDS e a necessidade das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) realizarem os testes rápidos de IST’s e não somente o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), facilitando o diagnóstico e melhorando a busca ativa.

O evento contou também com a participação da Médica Infectologista do Hospital Márcio Cunha, Mariana Vasconcellos Araújo e do Médico Infectologista do município de Coronel Fabriciano, Márcio Rodrigues de Castro, que abordaram os aspectos clínicos e assistenciais das IST’s, HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, dentre outras infecções sexualmente transmissíveis. De forma particularizada, abordaram cada agravo, as fases, manifestações clínicas, bem como diagnósticos, testes e abordagem.

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

Os CTA’s oferecem orientação aos cidadãos sobre os métodos de prevenção de HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. Também disponibiliza exames de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, acompanhamento dos pacientes em tratamento por uma equipe multidisciplinar e distribuição de preservativos nas Unidades de Saúde. Outro serviço é a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

O atendimento é gratuito e se dá tanto por demanda espontânea ou por encaminhamento de outros serviços de saúde. O sigilo e o aconselhamento pré e pós-teste são garantidos, sendo que o paciente recebe total acompanhamento e orientação. O território Vale do Aço conta com 3 CTA’s:

Ipatinga: Rua Governador Valadares, nº 45, Centro. Atendimento ao público: segunda à sexta-feira, 7h às 18h e teste rápido para DST’s/AIDS na quarta e sexta-feira, 10h às 17h. Informações: (31) 3829-8559.

Coronel Fabriciano: Rua São Sebastião, nº 1.007, no bairro Professores. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no Núcleo Especializado em Programas de Saúde (Neps). Mais informações: (31) 3846-3556.
Timóteo: Avenida Acesita, 1.560, Primavera. O serviço funciona segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. Mais informações: (31) 3849 -1320/3847-7624.

Por Flávio Samuel