O Distrito Industrial de Valadares, região que reúne diversas empresas, que tem seus quadros funcionais a presença preponderante de trabalhadores homens, recebeu ontem (22/11), a mobilização social do Grupo Rosa/Azul composto pela Regional de Saúde de Governador Valadares e entidades da sociedade civil. 

O objetivo do evento foi conscientizar sobre os cuidados com a Saúde integral do Homem, com foco na prevenção do câncer de próstata. Em tenda montada na Praça do Trabalhador, área central do Distrito, foram distribuídos folhetos, lacinhos azuis, adesivos, preservativos, exames de PSA, prestadas informações sobre a prevenção e tratamento de doenças. Além disso, foram disponibilizados serviços como aferição de pressão arterial, ginástica laboral atualização do cartão de vacinação, auriculoterapia e corte de cabelo. 

Participando do evento, a referência técnica em Saúde do Homem da Regional de Saúde de Governador Valadares, Marcílio Oliveira Bicalho, salientou a importância da responsabilidade dos homens com sua saúde. ”Como preconiza a campanha da SES-MG ‘O sempre é momento ideal para cuidar da sua saúde’. Ou seja, os homens têm de assumir o protagonismo de sua história e cuidar de sua saúde de forma integral e plena”, afirmou. 

O presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Valadares (Assedi), Leonardo Tancredo, destacou a relevância da mobilização do Grupo Rosa/Azul. ”Vivemos hoje um mundo de muita correria e de trabalho e muita das vezes não temos tempo de olhar nossa própria saúde. Os homens são mais resistentes em procurar atendimento médico, por isso, essa parceria da Associação com as instituições que estão aqui presentes é muito importante para incentivar os funcionários a se precaver, evitando o perigo de adoecimento e do absenteísmo ao trabalho”, ressaltou. 

Jaconias Ribeiro da Silva, 58 anos, que há 26 anos atua na Empresa Baterias Tudor, era um dos presentes ao evento, aferindo pressão e participando da ginastica laboral. ”Sempre participo de tudo que tem a ver com minha saúde e procuro alertar meus colegas de trabalho a não se descuidar”, frisou. A programação pela Saúde do Homem pelo Grupo Rosa/Azul, segue até o fim do mês, com a caminhada do Novembro Azul pelo centro de Valadares dia 25/11 e uma blitz educativa na área central do município no dia 28/11.

 

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão