Referências técnicas que trabalham em salas de imunização de 53 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) participam nesta semana de capacitação sobre o Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES) que integra o Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). O curso está sendo ministrado na Fundação Educacional Montes Claros (FEMC) pela referência técnica em suporte de sistemas da Coordenadoria de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Rômulo Ribeiro. Além de representantes das secretarias de saúde, ​técnicos da SRS também participam da capacitação.

Crédito: Pedro Ricardo

O treinamento tem o objetivo de preparar os municípios para a inserção de dados em um sistema interligado online, o que possibilitará aos Estados e ao Ministério da Saúde terem acompanhamento em tempo real sobre as coberturas vacinais em todo país. A capacitação envolve profissionais de saúde em todas as regiões do Estado e os municípios que já passaram pelo treinamento já iniciaram a migração de dados para o sistema online.

Rômulo Ribeiro explica que, entre outros benefícios, com a implantação do sistema interligado tanto os municípios​.​ como os governos Federal e estaduais terão condições de fazer acompanhamento, em tempo real, sobre a disponibilidade de estoques de vacinas e, com isso, terem condições de programar o reabastecimento de forma mais eficiente.

Além disso o SI-PNI possibilita avaliar a cobertura vacinal dos municípios e o acompanhamento do histórico de vacinação de cada pessoa. Viabiliza também registrar, por faixa etária, as doses de imunobiológicos aplicadas e calcular a cobertura vacinal. O Sistema fornece informações sobre os imunobiológicos da rotina dos centros especiais e dos aplicados durante as campanhas nacionais de vacinação; acompanha as notificações de eventos adversos pós-vacinação; o estoque e a utilização de imunobiológicos das salas de vacinação. Enfim, o SIES permite a otimização e uma melhor organização dos processos de trabalho, resultado numa melhor qualificação das informações dos bancos de dados dos municípios, dos Estados e do Ministério da Saúde.

Rômulo Ribeiro ressalta que, com a implantação do sistema interligado online, o Ministério da Saúde e os Estados vão ganhar agilidade no acompanhamento da utilização das vacinas repassadas aos municípios, o que tem sido cobrado por parte do Tribunal de Contas da União – (TCU).

Na região ampliada de saúde do Norte de Minas a capacitação das referências técnicas das salas de vacinas já contemplou as gerências regionais de saúde de Januária e Pirapora. Em Montes Claros o trabalho iniciado nesta terça e quarta-feira, 21 e 22, contemplou 32 municípios.

As atividades serão encerradas nesta quinta-feira, envolvendo referências técnicas dos municípios de Coração de Jesus, Espinosa, Francisco Sá, São João do Pacuí, Lagoa dos Patos, Porteirinha, Riacho dos Machados, São João da Lagoa, Mamonas e Montes Claros.

Por Pedro Ricardo