A rede de saúde bucal do Sistema Único de Saúde (SUS) do Norte de Minas está concluindo 2017 com 11 centros de especialidades odontológicas (CEOs) credenciados pelo Ministério da Saúde. O último credenciamento, viabilizado na segunda quinzena de outubro, contempla mais um Centro de Especialidades Odontológicas no município de Montes Claros.

Há cerca de dois anos a unidade está em funcionamento nas dependências do Centro Mais Vida, referência em atenção à saúde do idoso e administrado pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). O Centro recebeu credenciamento na modalidade Tipo 1, de caráter municipal, o que possibilitará o atendimento de uma população estimada de 90 mil habitantes.

Crédito: Pedro Ricardo

A referência técnica em saúde bucal na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), Denise Silveira ressalta que o credenciamento deste CEO possibilita a ampliação do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Montes Claros por meio dos serviços de atenção secundária, com o foco na integralidade da atenção. Até então Montes Claros já contava com um Centro de Especialidades Odontológicas Tipo III credenciado e recebendo incentivos financeiros dos governos Federal e Estadual​.

​Os demais Centros de Especialidades Odontológicas já credenciados pelo Ministério da Saúde estão sediados nos municípios de Coração de Jesus, Grão Mogol, Januária, Monte Azul, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Taiobeiras e Rio Pardo de Minas. Para 2018 há previsão do credenciamento de um novo centro de especialidades odontológicas em Montes Claros. A nova unidade atenderá ​à​ demanda de pacientes do SUS residentes na microrregião de saúde Montes Claros/Bocaiúva compreendendo as seguintes localidades: Claro dos Poções, Glaucilândia, Itacambira, Juramento e Montes Claros.

“A ampliação da rede de saúde bucal no Norte de Minas se constitui medida importante implementada pelo Ministério da Saúde, ​pela ​​Secretaria de​ Estado de​ Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e os municípios visando o atendimento às demandas de uma população estimada em 1,5 milhão de habitantes”, observa Denise Silveira. Nesse sentido, para reforço do atendimento da população de outros municípios que integram a região de saúde Montes Claros/Bocaiuva, estimada em 73 mil 827 habitantes, estão em andamento entendimentos com o município de Bocaiuva para instalação do primeiro Centro de Especialidades Odontológicas neste município.​

​METAS

Por mês cada CEO tem metas a cumprir: realização de 80 cirurgias orais e diagnósticos para detecção de câncer de boca; realização de 60 procedimentos mensais de periodontia especializada; 35 procedimentos de endodontia e 80 procedimentos mensais de pessoas com necessidades especiais. O encaminhamento dos pacientes aos centros de especialidades odontológicas é feito por meio dos serviços de atenção primária dos municípios de referência, porta de entrada na rede de saúde do SUS​. ​Além do acolhimento de pacientes que necessitam de atenção básica e especializada, a rede de saúde bucal do Norte de Minas também já conta com o funcionamento do serviço de atendimento odontológico em ambiente hospitalar.

Crédito: Pedro Ricardo

A Santa Casa de Montes Claros é o hospital credenciado para o atendimento de odontologia hospitalar à população residente nos 86 municípios que integram a região ampliada de saúde do Norte de Minas, envolvendo municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e às gerências regionais de saúde de Januária e Pirapora.

NOVAS EQUIPES

No segundo semestre deste ano além do credenciamento do CEO sediado em Porteirinha e de mais um Centro de Especialidades Odontológicas em Montes Claros, o Ministério da Saúde publicou portaria credenciando 76 novas equipes de saúde bucal em 11 municípios sob jurisdição da Superintendência Regional de Saúde.

​O município de Montes Claros teve 49 novas equipes credenciadas, seguido por Salinas (11), Taiobeiras (5), Monte Azul (3) e Olhos D´Água (2). Já as localidades que tiveram uma nova equipe de saúde bucal credenciada foram: Claro dos Poções, Curral de Dentro, Engenheiro Navarro, Jequitaí, Montezuma e Riacho dos Machados. Cada equipe é constituída por um dentista, um auxiliar e/ou técnico de saúde bucal.

PRÓTESES

Também neste ano a rede constituída por 23 laboratórios regionais de próteses dentárias foi ampliada no Norte de Minas, com o credenciamento de nova unidade no município de Riacho dos Machados. Entre janeiro e setembro de 2017, os municípios sob jurisdição da SRS Montes Claros produziram 5 mil 841 próteses destinadas ao atendimento de demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Pedro Ricardo