Na tarde desta segunda-feira (20/11), o diretor-geral da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), Edvalth Rodrigues Pereira, se reuniu com a equipe do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), para alinhamentos sobre o "Curso de Qualificação de Conselheiras e Conselheiros Municipais de Saúde". A parceria entre as instituições visa capacitar 3,4 mil pessoas que desempenham a função em Minas Gerais.

ces02

» Clique aqui e saiba mais sobre o curso.

O diretor-geral da ESP-MG enfatiza a importância da proximidade com as parcerias firmadas pela instituição. "A Escola considera muito importante fazer o acompanhamento das suas ações diretamente com seus parceiros. Hoje tivemos uma conversa com o Conselho para discutir como está o andamento dessa ação e os pontos a serem melhorados", afirma.

Também presente na reunião, o vice-presidente do CES-MG, Ederson Alves da Silva, aponta a necessidades de expandir o curso para um maior número de pessoas. "Hoje foi uma reunião para discutir o planejamento das ações do curso. A ação já teve início com as turmas regionais. O encontro de hoje foi para reafirmar o compromisso de fortalecer a mobilização social, para que as nossas turmas tenham o maior número de alunos possíveis", destaca.

A reunião foi acompanhada pela superintendente da ESP-MG, Fernanda Maciel e da trabalhadora da instituição Lavinne Oliveira, referência técnica do curso.

Em sala

Sete Lagoas (Região Metropolitana de Belo Horizonte), foi o primeiro município a receber o curso (20/11 a 24/11) e como docente, contou com o aluno da ESP-MG da especialização em Saúde Pública, Érico Colen, ministrando a disciplina “Processo Histórico e as Formas de Participação e de Controle Social nas Políticas de Saúde”.

As próximas turmas serão: Diamantina (27/11 a 01/12), Passos (11/12 a 15/12) e Divinópolis (11/12 a 15/12).

A ação

O curso tem o objetivo de garantir aos conselheiros, informações que os credenciem para a atuação na defesa e promoção do Sistema Único de Saúde (SUS), com conhecimento específico de legislação, orçamento e financiamento das Políticas de Saúde. As aulas irão abordar as competências do conselheiro e dos conselhos municipais, além de apresentar o histórico do SUS e dialogar sobre gestão do orçamento e financiamento da saúde.

Por Ayrá Sol Soares / ESP-MG

Enviar para impressão