A Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, com o apoio  do Grupo Rosa/Azul, composto por instituições públicas e da sociedade civil, entre elas a  Superintendência Regional de Saúde em Governador Valadares (SRS-GV), promoveu na manhã desta terça-feira (14-11), no galpão  do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE),  a abertura oficial da Campanha de Saúde Integral do Homem/Novembro Azul no municipio.

Crédito: Frederico Bussinger

Na solenidade, que contou com a presença de cerca de 600 pessoas que atuam na autarquia,  o prefeito de Valadares, André Merlo, ressaltou o objetivo da campanha. “ Essa mobilização é para  alertar  da importância de nos cuidarmos , realizando os exames necessários, principalmente para quebrar esse tabu que homens  não vão ao médico. Se vocês tem responsabilidade com suas famílias, precisam também ter a saúde em dia”, frisou.

Em seguida, foi realizada uma palestra sobre Saúde do Homem, apresentada pelo médico Marcelo Cúrcio, que abordou aspectos do câncer de próstata e a necessidade dos exames. Após a palestra,  foram oferecidos aos presentes os  serviços de aferição de pressão, auriculoterapia e vacinação para aqueles que precisam atualizar  oo cartão de imunização.

José Amâncio Filho de 67 anos, funcionário do SAAE há 21 anos, elogiou a realização do evento e afirmou que  se preocupa com sua saúde. “ Sempre               vou ao médico e realizado os meus exames. É muito importante se prevenir”, pontuou. A abertura oficial contou, ainda, com a participação do secretário municipal de saúde de Valadares, Rui Moreira, do presidente da Câmara Municipal, Paulinho Costa, do diretor adjunto do SAAE, Rodrigo Otávio, vereadores do município, entre outros.

Por Frederico Bussinger