A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, através de sua Unidade Descentralizada de Caratinga realizou nesta quinta-feira, (09/11), uma palestra sobre arboviroses: Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela, para os alunos da Escola Estadual Querubino Marques de Oliveira, do bairro Vila Marques, Caratinga. O evento é resultado de uma parceria entre a Regional de Saúde com as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde do município de Inhapim, e faz parte do Programa Saúde na Escola (PGE).

IMG 20171109 105817325

A palestra foi ministrada por Nilson Silva Santos, Referência Técnica de Educação em Saúde Pública da Regional de Saúde, e abordou as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: a dengue, o zika, a chikungunya e a febre amarela. “Nosso objetivo principal foi conscientizar os alunos quanto à prevenção, sinais, sintomas, e o cuidado no ambiente escolar, em casa e na comunidade. E também contribuir para que eles se tornem pequenos agentes de controle a estas endemias, para assim evitar a proliferação do Aedes Aegypti”, explicou Nilson.

Ainda de acordo com Nilson Silva Santos, as doenças causadas pelos chamados arbovírus, incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. “Atualmente existem três famílias mais conhecidas de arbovírus e cada uma delas engloba causadores que têm semelhança em seu código genético e também nas suas proteínas base. São elas: Flavivírus, que incluí as doenças do Aedes, como o Zika vírus, dengue e febre amarela; Togavírus, classificação da febre chikungunya; e Bunyavírus, classificação que incluí os hantavírus, causadores da febre hemorrágica”, detalhou Nilton.

Por Flávio Samuel