A tuberculose é a doença infecciosa que mais mata jovens e adultos, ultrapassando o HIV/Aids. Diariamente, morrem 13 brasileiros em média por tuberculose, apesar de ser uma doença que tem cura. O tratamento é gratuito e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), porém 13%,5 das pessoas diagnosticadas em 2016 não finalizaram o tratamento nos municípios pertencentes à Regional de Saúde de Uberlândia. O preconizado pelo Ministério da Saúde é até 5%.

Crédito: Priscilla Fujiwara

Para reduzir esta taxa de abandono, o Programa de Controle da Tuberculose (PCT) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES – MG) realizou a Visita de Monitoramento e Avaliação nos municípios de Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro. A taxa de abandono impacta no percentual de cura de doença, que na região é de 71,3%.

O abandono do tratamento é um dos principais desafios para o controle da tuberculose. Trata-se de uma situação grave e pode levar o doente à morte; além de manter a transmissão da doença e ocasionar o aparecimento de bactérias mais resistentes. Por outro lado, a pessoa em uso correto dos medicamentos não transmite a doença após 15 dias de tratamento.

“Em algumas situações, não é nem o paciente que interrompe o tratamento, mas o serviço que abandona o paciente”, explicou Renata Rocha, enfermeira do Programa de Controle de Tuberculose, sobre as dificuldades que os profissionais de saúde têm em lidar com o paciente. “O Tratamento Diretamente Observado é mais que supervisionar a tomada da medicação, trata-se de uma estratégia para fortalecer o vínculo com a pessoa doente”, afirma.

Ainda segundo a referência, os principais desafios da Regional de Uberlândia, além de reduzir a taxa de abandono e aumentar e qualificar a taxa do Tratamento Diretamente Observado é também realizar os exames de cultura, que garantem o tratamento adequado ao paciente.

A regional de Uberlândia é a sétima em números absolutos de casos em Minas Gerais. Em 2016 foram 184 casos.

Tratamento

O tratamento é garantido pelo SUS e deve ser feito por um período mínimo de 06 meses. Os medicamentos devem ser tomados todos os dias e mesmo com a melhora dos sintomas o não pode ser interrompido. O comparecimento às consultas mensais no posto de saúde e a realização dos exames de escarro e do teste HIV são fundamentais para o sucesso do tratamento. A tuberculose tem cura se o tratamento for realizado até o final. Pessoas que convivem com um doente com tuberculose, na residência ou no trabalho, devem procurar o posto de saúde para avaliação.

Saiba mais sobre os sintomas, tratamento e vacinas.

Veja a cobertura fotográfica da Visita

Por Priscilla Fujiwara