A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) realizou nesta última sexta-feira (14/08), no município de Bocaiúva, a 1ª Oficina de Diagnóstico Situacional Participativo da Região de Saúde de Montes Claros/Bocaiúva que reuniu prefeitos, gestores municipais de saúde, referências técnicas e conselheiros municipais de 11 municípios.

A superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes fez a abertura oficial do evento. "Essa oficina foi desenvolvida pela equipe da SRS com o objetivo de buscar o entendimento e nivelamento das Políticas Públicas da Saúde e também no sentido de primeiro ouvir os gestores, identificar os problemas que precisam ser superados e poder melhorar o atendimento à população". A superintendente ainda acrescentou que mesmo com as dificuldades do setor tem encontrado apoio dos gestores e conselheiros municipais nessa gestão.

Crédito: Fabrícia Andrade

O secretário-executivo do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) da Microrregião de Montes Claros/Bocaiúva, Adilson Medeiros Pereira agradeceu a participação das equipes e prefeitos e falou sobre a nova iniciativa da SRS. "A atitude da SRS em realizar as oficinas é louvável e trás de maneira clara o que nós precisamos saber para melhorar nossa região. A superintendente quer nos ouvir e também nos ajudar a resolver os problemas com uma nova postura e isso é fundamental para o nosso trabalho ser valorizado e resolutivo".

O prefeito de Bocaiúva, Ricardo Afonso Veloso reafirmou a posição do município perante a nova superintendente. "Gostaria de falar da nossa alegria de receber esse evento aqui, que discuti o que para nós é prioridade a saúde, e também com a chegada da Patrícia, que é uma pessoa com quem tive  oportunidade de trabalhar e sei de sua competência e compromisso". O prefeito também acrescentou que tem acompanhado a transição da gestão da Assistência Hospitalar e Ambulatorial do município de Montes Claros.

"Estamos assistindo certa divergência entre a prefeitura de Montes Claros e o Estado, e querendo entender como os nossos recursos estavam sendo administrados pelo município de Montes Claros; e tenho certeza de que todos os colegas gestores querem saber isso. O Hospital Regional de Bocaiúva precisa de mais recursos, assim como os outros hospitais regionais precisam ser fortalecidos e nossa esperança é que com a gestão do Estado de forma transparente, isso possa acontecer".

Também presentes na oficina o secretário municipal de Saúde de Bocaiúva, Eron dos Santos; o conselheiro municipal de Bocaiúva, José Geraldo Ferreira de Souza; o secretário-executivo do SIS Portal Norte, Geraldo Odair dos Reis; o Prefeito Municipal de Francisco Dumont, Carlos Mário Pereira e os vereadores  da cidade de Bocaiúva Carlos Cerol e Gilmar da Saúde.

Foram realizadas oficinas nas regiões de Janaúba/Monte Azul, Coração de Jesus, Francisco Sá, Salinas/Taiobeiras com cinco grupos de discussão nas Áreas Temáticas de Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde, Regulação em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão, finanças e apoio logístico.

Em setembro/15/09, a SRS vai realizar em Montes Claros, encontro com representantes de todas as regiões de saúde do Norte de Minas com o objetivo de apresentar diagnóstico completo e propostas de encaminhamento de soluções para os problemas apresentados pelos 86 municípios norte-mineiros.

Por Fabrícia Andrade