Na tarde desta terça-feira (17), a Escola de Saúde Público do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) iniciou o curso "Saúde e Direitos da Infância e da Juventude", que integra os “Cursos Livres: Constituindo potências para o trabalho no SUS”.

Crédito: Ayrá Sol Soares

A ação educacional é uma parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Social do Estado de Minas Gerais (Sedpac-MG), e aborda aspectos relacionados à saúde e aos direitos da criança e dos jovens, considerando questões históricas, conceituais, legislativas e práticas, incluindo políticas de atenção para esse público no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a Técnica em Enfermagem no Hospital das Clínicas, Gilmara Amorim, os pontos principais das aulas - o direito da criança e do adolescente – estão diretamente ligados à sobrevivência deste público na sociedade. “Importante essas discussões e a análise de como garantir que estas pessoas tenham acesso aos programas de saúde pública e de educação”, disse.

Já Berenice dos Santos, Assistente Social do Hospital Risoleta Tolentino Neves, destaca que o curso é muito importante para sua atuação profissional, já que ela atua em uma unidade de urgência-emergência. “Convivemos diariamente com casos que necessitam desta abordagem e compreensão dentro da família e da comunidade destes profissionais e isso nos mostra a importância de políticas públicas para acolhimento e garantias para esse público, como também para seus familiares”, disse.

Expectativas

De acordo com a coordenadora dos Cursos Livres, Amanda Soares, esta semana a Escola finaliza o oitavo curso Livre, dos 17 ofertados nesta ação educacional. “Após o término de cada Curso, estamos enviando aos participantes um formulário de avaliação e o retorno tem sido muito positivo. Os espaços de sala de aula têm produzido bons encontros, discussões muito profícuas e também têm nos sinalizado novas demandas de Cursos. Nossa expectativa, para as ofertas dos próximos semestres, é ampliar as temáticas e facilitar o modo de entrada dos candidatos, fazendo circular novas problematizações e novas experiências em nossos processos formativos”, afirma.

A ação

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da ESP-MG, pela primeira vez, promove a seleção de alunos para os Cursos Livres. São 17 cursos gratuitos, sendo onze na área de Saúde Pública e seis na área de Planejamento e Gestão Pública, totalizando cerca de 600 vagas direcionadas aos trabalhadores do SUS, com qualquer nível de formação, que atuam na saúde pública em Minas Gerais.

Ainda nesta semana, teve início também os cursos “Sistema de Registro de Preços na área da Saúde (12h) e Comunicação e Informação em Saúde (08h).

Por Ayrá Sol Soares (ASCOM ESP-MG)