O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (CIEVS - MINAS), juntamente com a Regional de Saúde de Patos de Minas, realizaram nos dias 16 e 17 de outubro, uma reunião para sensibilização sobre os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE). A reunião foi realizada no auditório do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas.

IMG-20171016-WA0101

Foram convidados a participar da reunião, além dos técnicos que compõem o NHE do hospital, outros cinco municípios (Patos de Minas, São Gotardo, Carmo do Paranaíba, Vazante e João Pinheiro) da Regional de Saúde que possuem hospitais municipais com capacidade de implantação do NHE. Estiveram presentes ainda, representantes de outros hospitais localizados em Patos de Minas.

De acordo com a técnica do CIEVS – MINAS, Soraia Zardini de Morais, o objetivo da visita é conhecer os serviços que vem sendo realizados nos NHE’s existentes e buscar ampliar estes núcleos de forma a abranger todas as microrregiões do Estado. “Nós temos no Estado de Minas Gerais 20 Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar que fazem parte de um subsistema nacional e, temos também, mais 17 hospitais que fazem parte da rede estadual. Nosso objetivo é ampliar para 76 Núcleos Hospitalares de Epidemiologia, de acordo com o Plano Diretor de Regionalização (PDR)”, explica.

Para a técnica de enfermagem Andreia dos Santos de Oliveira, que faz parte do NHE do Hospital Regional Antônio Dias, a reunião e, sobretudo, a visita realizada no segundo dia para conhecimento da estrutura hospitalar, possibilitaram o alinhamento de dados obtidos apenas de maneira intermediada até então. “É importante porque se conhece a realidade do hospital e os nossos processos de trabalho, o que possibilita criar uma visão mais realista de como ele é de fato, já que o contato anterior se estabelecia de maneira intermediada devido à distância”, disse.

O coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Patos de Minas, Carlos Henrique Ferreira Bispo, afirma que tanto a reunião de sensibilização, quanto a visita para conhecimento das estruturas do hospital, foram importantes e de grandes esclarecimentos. “Foi altamente satisfatório, pois tivemos a oportunidade de ouvir, conhecer e ao mesmo tempo de socializar com pessoas de outros setores, de outras instituições. Tivemos a oportunidade de compartilhar e ao mesmo tempo de firmar um compromisso maior em prol do serviço de saúde pública”, afirma.

Por Maryana Santos