O presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Marcelo Siqueira, recebeu na manhã desta terça-feira (17/10), a visita do ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Galba Magalhães Velloso e de sua esposa, Solange Nascimento Velloso. Os visitantes puderam conhecer de perto a participação da Funed na estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) e visitar o Serviço de Informação Científica, Histórica e Cultural e o Serviço de Biotério da Fundação.

Crédito: Luciane Marazzi

Durante o encontro com o presidente, Galba e Solange abordaram temas como a saúde no estado de Minas Gerais, relembraram um pouco da história do país e, principalmente, conheceram mais sobre a trajetória, o funcionamento e o papel estratégico que a Funed possui dentro da estrutura do Sistema Estadual de Saúde. “A Funed faz parte do SUS que funciona, por desempenhar ações de prevenção e cuidado com a saúde”, destacou Marcelo.

Em seguida, acompanhados pelo presidente, Galba e Solange partiram para a visita ao Serviço de Informação Científica, Histórica e Cultural, onde conheceram a réplica do laboratório de Ezequiel Dias e a biblioteca da Fundação, que possui 75 mil volumes e peças históricas. A bibliotecária da Funed, Anna Maria, mostrou aos visitantes um pouco do trabalho realizado, como restauração de livros antigos.

O ex-ministro conheceu também o Biotério da Fundação, recebido pelo responsável da área, Lucas Araújo, e revelou que, no passado, participou do processo de importação de camundongos vindos dos Estados Unidos e disse ter uma ligação especial com algumas instituições de saúde em Minas.

Galba é filho do psiquiatra Fernando Megre Velloso, e desde muito cedo já participava de solenidades em instituições presididas pelo pai, como a Associação Médica Brasileira, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e o IPSEMG. Fernando Megre Veloso foi o primeiro presidente da FHEMIG e participou como restaurador da Fundação Ezequiel Dias. Além disso, Galba é neto do professor Galba Moss Velloso, pioneiro da psiquiatria no Brasil e personalidade que dá nome ao Hospital Galba Velloso, da FHEMIG. “Desce muito jovem minha história esteve ligada a estas instituições e também à Funed, onde participei ajudando a traçar os planos de restauração e limpeza da área que fica no entorno da Fundação”, diz orgulhoso.

Por Luciane Marazzi