Na próxima sexta-feira (20/10), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em alusão ao movimento Outubro Rosa, promove o Dia Rosa, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, no hall do prédio Minas. Entre as ações previstas estão a distribuição de material da campanha e apresentações culturais. As trabalhadoras e os trabalhadores estão convidados (as) a virem vestidos com alguma peça de roupa na cor rosa no dia.

Também na sexta-feira, a partir do meio dia haverá apresentação do grupo “Samba na Roda da Saia” e roda de conversasobre “Prevenção e tratamento do câncer de mama: novas perspectivas na prevenção e no tratamento do câncer de mama”, com o Mastologista Regis L’Abatte, na Plenária do prédio Minas, às 14 horas. A ação tem o apoio da Associação dos empregados da Minas Gerais Administração e Serviços (MGS).

Campanha Outubro Rosa

A campanha publicitária da SES-MG aborda o cuidado integral à saúde da mulher, respeitando as especificidades e diversidade de gênero. O cuidado com a saúde deve ser realizado durante todos os dias do ano, mas no mês de outubro há um reforço a mais no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o conceito “O sempre é o momento ideal para cuidar da sua saúde”, a campanha busca conscientizar as mulheres sobre seus direitos à saúde integral e equânime, considerando as especificidades, singularidades e a diversidade de gênero, focada no autocuidado, não só com visitas periódicas ao médico, mas também à prática regular de atividades físicas, boa alimentação e prevenção de doenças, como o câncer de mama e do colo do útero.

Calendário de atividades

Na próxima semana, estão previstas algumas atividades como Rodas de conversa sobre “Desafios e Vivências Trans e Travestis na Saúde” e “Saúde da Mulher Negra”, além da apresentação do Grupo de Teatro Saúde em Cena.

Outras ações da SES-MG programadas para este mês: chuva de pétalas de rosas, que acontece todos os anos na sede da Regional de Belo Horizonte, localizada na área central de BH; iluminação de prédios públicos e posts informativos nas redes sociais e em sites de relevância informativa. Além do 3º Seminário de Saúde das Mulheres, em BH, no dia 19/10.

Acompanhe o calendário no site www.saude.mg.gov.br/saudedamulher

Serviço

Evento: SES-MG promove ações para as trabalhadoras e trabalhadores da Cidade Administrativa
Data: 20/10/2017
Local: Roda de Samba (às 12h, no hall do prédio Minas) e Roda de Conversa (às 14h na plenária do prédio Minas).

Por Míria César

Enviar para impressão