O Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Ubá promoveu, com os municípios de sua jurisdição, duas oficinas para a construção da Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde. Nos dias 05 e 06 de outubro, a reunião foi realizada na região de saúde de Muriaé e nos dias 10 e 11 de outubro, na região de Ubá. Participaram profissionais da Atenção Primária, Saúde Bucal e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) dos municípios, totalizando mais de 100 participantes.

reunião carteira de serviços 2

O objetivo foi orientar e apoiar os representantes municipais na elaboração da Carteira Municipal de serviços, apresentando a propositiva a ser trabalhada, como forma de organizar e ampliar a oferta em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

A metodologia utilizada foi de construção coletiva, na qual as referências municipais participaram de exercícios – a partir de um modelo apresentado pela Regional de Saúde - o que favoreceu o aprendizado.

“A receptividade dos municípios superou nossas expectativas. A carteira é um produto grande e de relevância para melhoria do processo de trabalho, e foi possível notar que os municípios compreenderam qual seu benefício, e que se apropriaram deste instrumento”, apontou a referência da Atenção Primária da Regional de Saúde de Ubá, Elis Regina de Oliveira Mattos.

O coordenador do NAPRIS da Regional de Ubá, Franklin Leandro Neto, apontou que encontros como esse representam momentos ricos, devido à troca de experiências da Regional com os municípios, no sentido de qualificar e desenvolver ações e serviços de saúde.

“Essa riqueza está justamente na construção de um instrumento que vai nortear o processo de trabalho da Atenção Primaria à Saúde nos municípios, e isso é muito importante a partir do alinhamento dessa carteira de serviços aos instrumentos de gestão, na construção de uma diretriz que possa nortear e qualificar o trabalho prestado aos usuários, garantindo acesso e integralidade nas ações”, apontou Franklin.

Participante da oficina, o coordenador de Atenção à Primária à Saúde do município de Muriaé, Isonel Doris Gerônimo, destacou o apoio da Regional aos profissionais. “A participação e o estreitamento de laços com outros municípios é muito importante. Poder criar nossa própria carteira de serviços de acordo com nossa realidade é um ganho muito grande. Foi de grande valia e a Regional está de parabéns por nos ofertar essa oportunidade de participação”.

Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde

A Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde já está presente na nova política de Atenção Básica e na Resolução SES-MG nº 5.816 de 19 de julho de 2017. É um instrumento que tem como objetivo ser um guia facilitador para o planejamento e organização dos processos de trabalho, em busca de fortalecer as ações e serviços de saúde na Atenção Primária.

Por Lavínia Luisa