A Regional de Saúde de Uberaba realizou na última quarta-feira (16/08) capacitação sobre o preenchimento da Ficha de Violência interpessoal e autoprovocada. A capacitação foi ministrada pela Referência técnica em Violências da SRS Uberaba, Edinel Ávila, e contou com a participação de profissionais da microrregião de Frutal, incluindo trabalhadores dos pronto-atendimentos e da saúde mental, além de representantes do conselho tutelar e das secretarias municipais de ação social e educação de Frutal.

21016

A capacitação visou discutir mudanças na ficha de notificação de violências, que aconteceram a partir de 2015, como a inclusão de novos campos que informam a motivação das mesmas, além da identidade de gênero e orientação sexual. Além disso, desde então, a ficha pode ser preenchida não só por profissionais de saúde, como também de estabelecimentos de ensino, assistência social, conselho tutelar, unidades de saúde indígena, centros especializados de atendimento à mulher, entre outros.

Edinel Ávila ressaltou que “é importante debater, além do preenchimento da ficha, o acolhimento e os procedimentos necessários em caso de violência sexual, como as profilaxias, por exemplo, além da intervenção legal nesses casos, através da delegacia da mulher ou de polícia. Nos casos de tentativa de suicídio, é importante que seja feita a interface com assistente social e enfermeira, para encaminhamento psicológico, entre outras questões relacionadas à violência”.

A enfermeira Josiane Morais, de São Francisco de Sales, enfatizou a importância de discutir essas questões e, especialmente, “difundi-las e replica-las nos municípios, pra garantir sua efetividade”. Também ministraram a capacitação, a psicóloga Márcia Cristina Andrade, da saúde mental de Frutal, a conselheira tutelar Franciele Zago Lacerda e as profissionais de Vigilância em Saúde do município, Ana Catarina e Nice Helena.

Notificações

Por Sara Braga