A Regional de Saúde de Montes Claros realizou nesta sexta-feira (18​/08)​, encontro com representantes de 18 municípios do Norte de Minas com o objetivo de alinhar ações para implementação do segundo ciclo anual do Programa NutriSUS. Trata-se de Programa mantido pelos governos do Estado e Federal com o objetivo de combater a extrema pobreza na primeira infância, prevenir anemia e controlar carências nutricionais de crianças.

FOTO 3 1

Neste ano​,​ 31 municípios que integram as regiões de atuação da ​Regional de Montes Claros e gerências regionais de saúde de Januária e Pirapora aderiram ao Programa, envolvendo 131 creches e 7 mil 358 crianças. Por meio da suplementação alimentar a estratégia de fortificação da alimentação infantil consiste na adição de uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições diárias oferecidas às crianças com idade entre 6 e 48 meses. Ao todo a suplementação contempla 15 micronutrientes embalados individualmente na forma de sachês.

A nutricionista e referência técnica de promoção à saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Graciele Fernandes Silva explica que a estratégia do NutriSUS ocorre por meio de ciclos de fortificação. Por um período de 60 dias adiciona-se, diariamente, um sachê de 1 grama numa das refeições servidas a cada criança. Em seguida é realizada uma pausa de três a quatro meses na suplementação alimentar e, após esse período, inicia-se novo ciclo de 60 dias. A sequência da suplementação alimentar deve ser mantida até a criança completar 48 meses de vida. A adição da suplementação na alimentação das crianças deverá ser autorizada às creches pelos pais ou responsáveis pela criança.

Adesão

Neste ano 88 municípios mineiros aderiram ao NutriSUS, contemplando 411 creches e 28 mil 871 crianças. O Programa se constitui numa ação optativa do Programa Saúde na Escola e teve início em 2014 contemplando 1.717 municípios, 6.864 creches e 330 mil 376 crianças.

O encontro realizado nesta sexta-feira, na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros contou com a participação de representantes dos municípios de Berizal, Bocaiúva, Coração de Jesus, Espinosa, Fruta de Leite, Gameleiras, Itacambira, Josenópolis, Mato Verde, Monte Azul, Montes Claros, Ninheira, Pai Pedro, Rubelita, Salinas, São João do Pacuí, São João do Paraíso e Taiobeiras.

Na área de atuação da SRS o município de Montes Claros é o que possui maior número de creches participantes do NutriSUS, totalizando 16 unidades que contemplam 1 mil 219 crianças.

Os demais municípios norte-mineiros participantes do Programa e que integram as regiões de atuação das gerências regionais de Januária e Pirapora são: Buritizeiro, Brasília de Minas, Chapada do Norte, Chapada Gaúcha, Icaraí de Minas, Itacarambi, Januária, Montalvânia, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora, Ponto Chique, São João das Missões e Ubaí.

Saúde na Escola

Criado em 2007 o Programa Saúde na Escola é uma parceria entre os ministérios da saúde e da educação para promover a melhoria da qualidade de vida dos estudantes da rede pública de ensino.

Voltado à promoção da saúde e a prevenção de doenças e agravos, o programa prevê a ida de profissionais de saúde às escolas, de forma articulada com as equipes de educação, para acompanhar as condições de saúde dos estudantes e realizar ações de promoção de estilos de vida saudáveis. Avaliação e orientação nutricional, incluindo o combate à desnutrição e à obesidade infantil, fazem parte do Programa.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão