No próximo domingo (25/06), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e a equipe da Unidade de Tratamento de Queimados Ivo Pitanguy do Hospital João XXIII (HJXXIII), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), realizam, no Parque Municipal de Belo Horizonte, atividades educativas e lúdicas. As ações são direcionadas tanto ao público infantil, quanto aos adultos, como foco na prevenção de acidentes com queimaduras.

Na Praça do Teatro, próximo à entrada da Avenida Afonso Pena, das 08h às 12h, serão usados como cenário os ambientes onde ocorre a maior parte dos acidentes envolvendo queimaduras – cozinha, banheira, churrasqueira, ferro elétrico, além de fogos de artifício. Os bombeiros farão simulações e orientarão como proceder em casos de acidentes. Além disso, também está prevista apresentação musical da Banda BIOS do Corpo de Bombeiros e a entrega de folhetos com orientação sobre o assunto.

Principais causas

O álcool líquido e os líquidos superaquecidos (óleo, água, leite e outros) foram os dois grandes causadores de acidentes com queimaduras graves registrados no Hospital João XXIII nos dois últimos anos, e também nos primeiros cinco meses de 2017. Adultos do sexo masculino, na faixa etária de 31 a 60 anos, são as principais vítimas de acidentes envolvendo álcool líquido. Já as crianças de 0 a 5 anos são mais atingidas pelos líquidos superaquecidos.

Em 2016, a Unidade de Tratamento de Queimados Professor Ivo Pitanguy do HJXXIII realizou 5.626 atendimentos ambulatoriais e tratou 600 pacientes em regime de internação. Segundo o coordenador do setor, Marcus Mafra, 90% foram acidentes ocorridos em locais de trabalho, de lazer ou doméstico.

"A queimadura é um problema médico, social e econômico”, diz o cirurgião plástico, ao destacar que é necessário investir na educação dos jovens, alertando para a gravidade do problema e como evitá-lo.

Casos graves e de média complexidade

Cerca de 70% dos pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do setor de queimados são do sexo masculino. Além disso, mais de 60% deles estão na faixa etária de 31 a 60 anos, sendo o álcool líquido a principal causa dos acidentes.

Na enfermaria da unidade, localizada no 8º andar do hospital, a maioria dos pacientes também é do sexo masculino. A principal causa dos acidentes são os líquidos aquecidos e as crianças até 10 anos são as principais vítimas. Elas representam mais de 50% dos casos.

Fogos de artifício

Em 2015, 60 pessoas deram entrada no HJXXIII vítimas de queimaduras por fogos de artifício. Em 2016, foram 70 e, nos primeiros cinco meses de 2017, 32 pessoas. De acordo com Marcus Mafra, o cuidado ao manusear fogos de artifício é fundamental e, na grande maioria das ocorrências, o acidente acontece com pessoas que não sabem manusear o foguete e não seguem as orientações do fabricante.

O médico explica que as vítimas são atingidas, principalmente, nas mãos e na face. Podem ocorrer lesões graves que levam até mesmo a amputações de dedos e de toda a mão. Os olhos e ouvidos também podem ser atingidos. Em caso de acidente, deve-se envolver a área afetada com um pano limpo e umedecido em água gelada e jamais colocar qualquer tipo de produto.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nas comemorações, o foguete de mão é o artefato que mais causa acidentes, provocando queimaduras de terceiro grau e até a perda de membros. O explosivo só deve ser acionado em área aberta e o perigo aumenta quando é colocado um foguete sobre o outro.

Como prevenir queimaduras?

- A maioria dos acidentes que provocam queimaduras nas crianças ocorre em ambiente doméstico, como a cozinha e o quintal;
- Mantenha as crianças longe da cozinha. Durante o preparo dos alimentos, direcione o cabo das panelas para a área do fogão e nunca use a boca dianteira para ferver líquidos ou fazer frituras;
- Fios elétricos representam perigo de acidentes por choque elétrico;
- Se tiverem acesso, as crianças podem acabar colocando objetos metálicos nas tomadas e levar fios à boca, causando queimaduras graves. Coloque tampas de proteção nas tomadas e não deixe fios desencapados dentro de casa;
- Nunca solte pipa (papagaio) perto da rede elétrica. Se ela estiver presa em árvores ou na fiação, entre em contato com a Cemig. Não deixe que crianças tentem retirar;
- Jamais manipule álcool, querosene, gasolina ou outros líquidos inflamáveis perto do fogo. Guarde esses produtos longe do alcance das crianças;
- Nunca use álcool ou qualquer outro líquido inflamável para acender churrasqueira;
- Antes de acender lamparinas, lampiões e velas observe se estão longe de produtos inflamáveis, como botijões de gás, solventes e tecidos. Mantenha-os longe do alcance de crianças, em lugar seguro e onde não corram risco de cair e provocar incêndio;
- Nas festas juninas, dê preferência às fogueiras pequenas e só as acenda longe de matas, depósitos de papel, produtos inflamáveis e ventanias. Não deixe as crianças brincarem perto de fogueiras. Evite soltar fogos e balões pois, além de perigosos, podem provocar queimaduras graves e incêndios.

Dicas de segurança para o manuseio de fogos de artifício

- Sempre ler e seguir as instruções da embalagem;
- Acione fogos somente em locais abertos;
- A armazenagem dos fogos deve ser em local frio e seco;
- Nunca tente reutilizar os fogos que tenham falhado;
- Jamais lance fogos na direção de outras pessoas;
- Nunca atire fogos a partir de lugares fechados, como carros ou residências;
- Nunca modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício, pois artefatos caseiros aumentam o risco de explosão;
- Não desmonte os fogos;
- Tenha muito cuidado ao segurar os fogos;
- Crianças e pessoas alcoolizadas não devem soltar fogos;
- Use uma extensão nos foguetes para o artefato ficar longe da mão;
- Em caso de acidente, procure o médico imediatamente;
- Não solte fogos perto de hospitais, postos de combustíveis, aeroportos e fiações.

 

Por Agência Minas