Nesta última quinta-feira (22/06), a Regional de Saúde de Varginha realizou uma reunião para organização e planejamento da Campanha de Vacinação de Cães e Gatos contra Raiva 2017. Participaram da reunião as referências técnicas da campanha antirrábica dos 50 municípios que pertencem à abrangência sanitária da regional.

O encontro foi organizado pelo coordenador do Núcleo de Vigilância Sanitária e referência técnica do Programa de Raiva e Arboviroses na Regional de Saúde de Varginha, Demétrio Figueiredo, e pela referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e apoio técnica do Programa de Raiva, Jacqueline Paiva.

Crédito: Tânia Corrêa

Como introdução, foram expostos procedimentos que devem ser tomados para evitar a raiva - como vacinar anualmente cães e gatos e evitar contato com a saliva de animais desconhecidos ou doentes -, além de exposição dos ciclos da raiva, características da vacina, bem como mapas da doença no Brasil referentes aos anos de 2016 e 2017.

Durante a reunião, Demétrio Figueiredo ressaltou que “é extremamente importante que todos os cães e gatos que possuam mais de 3 meses de vida sejam vacinados, e que haja revacinação anual.” Entre as precauções que devem ser tomadas pela equipe no decorrer da campanha estão cuidados no armazenamento e manuseio das vacinas, manejo correto dos resíduos produzidos, verificação da porcentagem de perdas de vacinas e itens imprescindíveis em um posto de vacinação. Métodos de contenção de animais bem como procedimentos em casos de acidentes no momento da vacinação foram, também, temas abordados na ocasião.

Foi comunicado aos presentes que a vacinação antirrábica acontecerá entre os dias 15/07 a 31/08, e, a partir de 26/06, estarão disponibilizadas para retirada pelos 50 municípios que pertencem à Regional de Saúde de Varginha 200 mil seringas e 10 mil cartazes de divulgação da campanha. As vacinas serão distribuídas a partir de 12/07.

Por Tânia Corrêa