A Regional de Saúde de Varginha, por meio da coordenação de Imunização, promoveu, nos dias 20 e 21 de junho, reunião sobre o Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) relativo às ações de intensificação da vacina contra a Febre Amarela.

O evento contou com a presença de coordenadores municipais de Imunização e de Atenção Primária à Saúde dos 25 municípios, jurisdicionados à Regional de Sa[ude, que apresentaram epizootias em investigação ou confirmadas para a doença.

Crédito: Assessoria de Comunicação Social - SRS Varginha

Segundo a coordenadora de imunização da Regional de Saúde de Varginha, Renata Siqueira, o objetivo do encontro foi alinhar as informações sobre o MRC, que será feito pelos municípios participantes. “É uma ação que visa identificar a situação vacinal das pessoas residentes em uma determinada localidade, bem como assegurar a vacinação para indivíduos elegíveis”.

Durante o evento foram abordadas as etapas para a realização do monitoramento, entre as quais se destacam a verificação da disponibilidade de recursos humanos, materiais, logísticos e financeiros; mapear o município; definir aleatoriamente as áreas a serem monitoradas; programar o trabalho de campo; organizar os materiais e insumos necessários para o monitoramento; definir um ponto de referência; proceder à coleta de dados, fazer os registros necessários, além da vacinação quando necessária. Os participantes se reuniram para uma atividade prática que simulou o planejamento e execução do MRC.

Ainda na reunião, foram abordados temas relativos às coberturas vacinais contempladas no Projeto de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde (PROMAVS) e a profilaxia pós-exposição com a vacina antirrábica humana.

Por Assessoria de Comunicação Social / Regional de Saúde de Varginha

Enviar para impressão