Para apresentar e discutir os novos critérios para estratificação de risco e acompanhamento da gestante, a Regional de Saúde de Varginha reuniu, nesta quarta-feira (21/06), Coordenadores da Atenção Primária e Enfermeiros dos municípios que compõem as Regiões de Saúde de Três Corações e Três Pontas.

A capacitação, organizada pelas referências em Saúde da Mulher da Regional de Saúde de Varginha, Mônica Maciel e Luciana Pereira, (Atenção Primária e Núcleo de Redes, respectivamente), teve como base a Nota Técnica Conjunta - que deu origem à Cartilha de Atenção à Saúde da Gestante, produzida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG), a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO) e Associação dos Médicos Mineiros da Família e da Comunidade (AMMFC). O objetivo central da capacitação foi a abordagem dos critérios de risco gestacional com enfoque na organização dos fluxos assistenciais, “determinando o que será atendido em cada nível de Atenção: básica, média ou alta complexidade”, afirmou Mônica Maciel.

Crédito: Tânia Corrêa

Os estratos de riscos e a sua estruturação na Rede de Assistência à Saúde foram apresentados, além dos aspectos gerais da assistência, que devem ser sempre embasados nos comportamentos de responsabilização, integralidade, resolutividade e articulação com os serviços da Rede de Atenção à Saúde (RAS), pelas equipes de saúde. Os fatores de risco que podem ser tratados na Atenção Primária foram apresentados e discutidos por Mônica Maciel, enquanto casos que devem ser atendidos pelo alto risco e urgência e emergência foram expostos por Luciana Pereira.

“Casos como dependência ou uso abusivos de drogas lícitas ou ilícitas pela gestante, transtornos alimentares, doenças genéticas, neurológicas, autoimunes e violência sexual que chegarem à Atenção Primária,  devem ser diretamente encaminhados ao alto risco”, ressaltou Luciana.

As responsabilidades do enfermeiro na realização do pré-natal na Atenção Básica foram também apresentadas, e dentre elas frisadas as solicitações de exames, realizações de testes rápidos, cadastramento da gestante e busca ativa das gestantes faltosas. Uma das inovações apresentadas pelo novo critério de estratificação de risco, que merece destaque, foi a inclusão do tratamento das Sífilis Primária e Secundária na Atenção Básica, sendo somente a Terciária encaminhada ao alto risco (média complexidade).

Por fim, foi apresentado aos participantes o parecer do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) a respeito do uso da Penicilina nas Unidades de Saúde, que se manifesta favorável à administração do medicamento pelos profissionais enfermeiros devidamente capacitados.

Por Tânia Corrêa