A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Centro Municipal de Referência em Atenção Especial à Saúde (CRASE), concluiu nesta quinta-feira (18/05), em Governador Valadares, a Capacitação em Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais.

DSC09284

O evento iniciado no dia 17/05, teve a participação dos coordenadores da Atenção Primária e de Vigilância Epidemiológica dos 51 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, além de coordenadores, médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Especializado de Governador Valadares (SAE) e técnicos da Regional.

Segundo as referências técnicas da Coordenação Estadual de IST/Aids da SES-MG, Silvana Novaes Ferreira e Geraldo Scarebelli Pereira, o objetivo foi sensibilizar os municípios da importância da notificação e diagnósticos de novos casos dessas doenças, e o encaminhamento dos pacientes para os centros de tratamento. “Viemos trazer aspectos novos do Protocolo Clínico de Diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde e informações a respeito dos fluxos de tratamento e dispensação de medicamentos”, destacou Silvana.

A capacitação focou também no diagnóstico em relação às hepatites, já que há dificuldade de identificar novos pacientes, e no reforço à divulgação da disponibilidade do teste rápido nas Unidades Básicas de Saúde.

A coordenadora de Epidemiologia do município de Mantena, Dalete Araújo, ressaltou a importância do profissional de saúde pública estar sempre se atualizando. “Nós atuamos na ponta do sistema, e muitas vezes as ações viram rotina de protocolo, sem muita novidade. Nesta capacitação pudemos atualizar e alinhar os procedimentos, trabalhando na mesma linha com o Estado”, destacou Dalete.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão