A Regional de Saúde de Varginha promoveu, durante os meses de abril e maio, uma capacitação sobre o e-SUS – Prontuário Eletrônico do Cidadão. O objetivo foi capacitar os profissionais de saúde dos 50 municípios que pertencem à Regional de Saúde de Varginha para a utilização do sistema e facilitar o acesso ao histórico do paciente por toda equipe de saúde.

O evento, que teve início no dia 07/04 e se encerrou em 17/05, foi dividido em 12 etapas, contemplando com capacitação prática quatro municípios por dia, e, no total, os 50 municípios que pertencem à Regional de Saúde.

IMG 4874

Fernando Braga Conde, Analista de Suporte em Tecnologia da Informação da SRS Varginha, deu início ao treinamento orientando os presentes sobre o procedimento de instalação do PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão –, além de orientar sobre a versão mais adequada segundo a arquitetura de hardware disponível. Ferramentas e a desinstalação correta do e-SUS quando necessário, como e quando realizar Backup/Restore para não correr risco de perder os dados, as formas de armazenamento do Backup e as configurações para o acesso em rede local foram pontos também abordados.

Mônica Maciel, Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, abordou o manuseio do sistema explanando sobre as funcionalidades de cada perfil – Administrador, Coordenador de UBS, Recepcionista e de cada profissional de saúde. Ressaltou, ainda, que “o programa passou a ser obrigatório após o Ministério da Saúde estabelecer aos municípios o prazo de 60 dias para implementação do sistema”.

Por Gabryella Carvalho

Enviar para impressão