A Regional de Saúde de Patos de Minas, por meio do Núcleo de Redes, realizou nesta quarta-feira (29/3), o encontro das referências técnicas municipais da Rede Psicossocial. O evento foi uma oportunidade para discutir a situação atual da rede, seu funcionamento e as ações de melhorias dentro dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

Com o objetivo de unir os municípios para a organização de uma rede completa na região, foram levantados pontos específicos para corrigir as deficiências encontradas, tanto no manejo clínico do paciente quanto no manejo técnico. Além disso, foram apresentadas novidades importantes, como a implantação de quatro novos leitos de retaguarda no município de Lagoa Formosa. Também já está sendo feita a negociação para implantação de mais oito leitos, igualmente distribuídos nos municípios de Vazante e João Pinheiro.

Crédito: Maryana Santos

De acordo com o técnico da Regional de Saúde de Patos de Minas e referência na Saúde Mental, Gilberto de Melo Dumont, é necessário adequar as ações dos municípios para que a rede se torna cada dia mais homogênea. “A expectativa é que os técnicos coloquem em prática o fluxo dentro da Rede de Atenção Psicossocial nos seus municípios, para que assim possam se adequar à nova política de saúde mental que o Estado e o Ministério têm preconizado. Acreditamos que esse é um caminho mais fácil e mais efetivo para a saúde pública no âmbito da saúde mental”, afirmou.

Flávia Guimarães de Paula Ferreira é referência em Saúde Mental do município de Vazante e relata que todos os municípios estão envolvidos com o tema da Saúde Mental, o que faz com que cada um cresça, de forma a cuidar desse aspecto. Ela ressalta que os problemas são comungados entre os municípios. “Para entrarmos em consenso entre os municípios, trocamos ideias e essas experiências são levadas para nosso dia a dia”.

Por Maryana Santos