Com o objetivo de capacitar profissionais para realização das pesquisas de Levantamento de Índice do Aedes Aegypti, a Regional de Saúde de Pedra Azul, realiza no período de 26 a 31 de março, no município de Joaíma, o Curso de Laboratorista em Entomologia do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). O curso conta com a participação dos servidores que realizam o controle vetorial das arboviroses nos municípios que pertencem à Regional.

Crédito: Marco Keller

O técnico de laboratório da Regional de Saúde de Pedra Azul, José Antônio da Silva, explicou que a capacitação possibilitará aos profissionais identificar as larvas do mosquito Aedes Aegypti, que é diferente de outras, como as do Aedes Albopictus e o Culex. Já o médico veterinário da Regional de Saúde de Pedra Azul, Alex Assis, destacou a relevância deste tipo de treinamento para que os profissionais realizem seu trabalho com eficiência. “É de extrema importância discutir um assunto tão relevante e atualizar os profissionais quanto ao combate do vetor de doenças de grande exposição, como as arboviroses”, disse.

Segundo o laboratorista de endemias do município de Santa Maria do Salto, Wilke Ribeiro, o treinamento será importante para o trabalho de identificação de larvas e vetores de algumas doenças, realizado pelos profissionais. “As informações que recebemos aqui são fundamentais para que possamos estar preparados para a realização das atividades no município”, explica.

Na região, esse já é o segundo treinamento realizado pela Regional de Saúde de Pedra Azul, no mês de março, visando o fortalecimento do controle de endemias. Nos dias 14 e 16 deste mês, a Regional já havia realizado um treinamento sobre o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNC)

Por Allan Campos

Enviar para impressão