Na última terça-feira (21/03), representantes da Rede Mineira de Bioterismo (RMB) visitaram o Biotério da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e ficaram muito impressionados com a qualidade do trabalho realizado. “Foi muito gratificante ver o envolvimento e a dedicação de toda a equipe, desde a lavagem das caixas até aos cuidados com os animais. Todas as normas e exigências da legislação nacional estão sendo seguidas”, relatou a coordenadora da Rede, Vera Peters.

Vera Peters estava acompanhada pelo Ricardo Palhares, Responsável Técnico (RT) do Centro de Biologia da Reprodução da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pela Drª Ekaterina Rivera, Presidente da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL), membro ad hoc da RMB e também do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA/OIE) e Associação de Avaliação e Acreditação de Laboratórios de Cuidados de Animais (AAALAC).

O grupo enfatizou que a Funed se adequou rapidamente à nova legislação, de 2008, que determinava a criação de uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e cadastro e credenciamento na Plataforma CIUCA (Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais) e o Serviço de Biotério a instituir um Médico Veterinário exclusivo como RT. A equipe da CEUA foi, inclusive, convidada a testar a nova Plataforma CIUCA.

“Somos uma equipe dedica com o bem estar animal e é muito gratificante e honroso receber elogios dos nossos esforços junto a representantes de imensa reputação na área de Ciências Animais de Laboratório”, relata Lucas Araújo, chefe do Serviço de Biotério da Funed.

O Biotério da Funed

Coordenado pelo biólogo Lucas de Sousa Araújo, servidor efetivo da Funed, o Serviço de Biotério faz parte da Divisão de Produção Animal da Diretoria Industrial, produzindo animais de qualidade para a produção e desenvolvimento de soros e vacinas, avaliação e controle de produtos biológicos, estudos farmacológicos, toxicológicos e outros.

Ainda no Laboratório de Saúde Animal deseja desenvolver análises parasitológicas, hematológicas e microbiológicas para equinos, serpentes, coelhos e camundongos. Sua principal finalidade será monitorar a saúde das diferentes espécies animais que são mantidas nos Serviços pertencentes à Divisão de Produção Animal. Além da necessidade de animais definidos geneticamente, o estado sanitário dos mesmos é considerado de extrema importância, garantindo a qualidade da produção e controle de imunobiológicos.

A CEUA

A Comissão de Ética no Uso de Animais da Funed é uma instância independente, colegiada e interdisciplinar, instituída no ano de 2009, pela Portaria 040, de 04 de agosto de 2009. Visa analisar e qualificar, do ponto de vista ético, as atividades experimentais envolvendo o uso de animais de laboratório na Funed, considerando a relevância do propósito científico e o impacto de tais atividades sobre a preservação da vida, o bem estar e a proteção dos animais.

Sua composição é feita por servidores da Funed e um representante da Sociedade Protetora dos Animais. Os membros são voluntários e têm participação bianual, podendo haver troca dos membros a qualquer tempo, por motivos diversos. Para saber mais sobre a CEUA e conhecer sua composição completa, clique aqui.

 

Por Nayane Breder / Funed