O Conselho Curador da Fundação Hemominas se reuniu, ordinariamente, na última segunda-feira (28/03), no auditório do Hemocentro de Belo Horizonte, para aprovação das contas e ações realizadas em 2016. O Conselho tem como presidente o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Sávio Souza Cruz, que foi representado pelo chefe de Gabinete, Lizandro Carvalho de Almeida Lima; e como secretária executiva a presidente da Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi.

Os membros designados são os representantes da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão; da Secretaria de Estado de Fazenda, Sueli Fátima Silveira Costa; da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, César Cristiano de Lima. Os membros convidados são os representantes do Ministério da Saúde, João Batista Junior (que participou da reunião pelo sistema Skype); da UFMG, Rachel Aparecida Ferreira Fernandes (suplente da sra. Benigna Maria de Oliveira); com notória experiência em Administração, Fernando Antônio França Sette Pinheiro; dos pacientes, Maria Zenó Soares da Silva; e dos servidores da Hemominas, Maria Lúcia Soares de Moura.

Crédito: Adair Gomes / Fundação Hemominas.

A representação dos servidores no Conselho Curador para o Biênio 2017/2018 está a cargo da servidora Sheila Soares Silva, do Hemocentro de Uberaba, eleita em dezembro de 2016, mas como não foi possível a sua vinda, ela foi representada pela suplente eleita, Maria Lúcia Soares de Moura, da Administração Central. Os representantes do Conselho Regional de Medicina, Regina Fátima Barbosa Eto, Marcos Borato Viana, não puderam comparecer à reunião.

A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, abriu os trabalhos apresentando os novos conselheiros e pontuou algumas ações importantes para a Hemominas no último ano. Júnia destacou a renovação da Certificação Internacional de Qualidade, que aconteceu em dezembro/2016; a homenagem recebida pelo Hemocentro de Montes Claros pelos seus 30 anos de serviços na região; e a contribuição da Hemominas na organização de curso de educação a distância para formação e atualização de responsáveis técnicos de agências transfusionais, juntamente com o Ministério da Saúde e a Fiocruz.

Júnia também fez questão de ressaltar sua participação no 2º Congresso Hispano-Português de Medicina Transfusional e Terapia Celular, que acontecerá em junho/2017. Segundo a presidente, a Hemominas será a única instituição da América Latina convidada a participar do evento.

Dando sequência à reunião, foi a vez de cada diretoria falar sobre sua estrutura orgânica, gestão estratégica, financeira e orçamentária para os membros do Conselho, que também receberam um relatório detalhado sobre os resultados da Fundação em 2016. Na oportunidade, foi solicitada a aprovação dos membros do Conselho Curador para a atualização da tabela de cobrança de produtos e serviços da Hemominas a partir de março de 2017.

Após as ponderações dos participantes, a auditora seccional da instituição, Lucimara Ribeiro, fez a sua avaliação sobre a prestação de contas apresentada, com base nas exigências da Controladoria Geral do Estado (CGE-MG) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). A prestação de contas da Fundação Hemominas em 2016 foi classificada como eficaz e eficiente.

Júnia Cioffi agradeceu as avaliações positivas do Conselho Curador pelo trabalho realizado e lembrou que a Hemominas só consegue chegar a esses resultados por causa da equipe esforçada e comprometida que tem em todas as suas unidades. “Buscamos sempre fazer o melhor pela população de Minas Gerais”, reforçou a presidente.

Lizandro Carvalho de Almeida Lima, que representou o secretário de Saúde Sávio Souza Cruz, também fez questão de parabenizar os servidores da instituição, que contribuíram para os resultados alcançados. “Fico feliz em ver que a Hemominas, neste período de dificuldades financeiras em que vivemos, conseguiu caminhar”. Após a aprovação das contas, os membros do Conselho Curador conheceram os spots e o VT da campanha “Obrigado”, produzidos para veiculação em rádios e tvs durante o ano de 2017.

Por Hemominas / ASCOM

Enviar para impressão