A Regional de Saúde Januária promoveu, nesta segunda-feira (27/03), reunião com as novas referencias técnicas municipais em hanseníase e também com médicos e enfermeiros da Atenção Primaria dos municípios que trabalham com ações de promoção, controle e prevenção à saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do encontro foi alinhar o fluxo das ações desenvolvidas no âmbito municipal.

A enfermeira e referência técnica em hanseníase, Leandra Barros, e o médico Valdir de Souza Cardoso, abordaram questões relacionadas aos aspectos clínicos e laboratoriais e ao tratamento da doença. De acordo com a referência técnica do Programa da Hanseníase da Regional de Saúde de Januária, “o objetivo foi alcançado, pois todos entenderam o fluxo e sua importância, além de absorverem o conteúdo da apresentação feita pelos profissionais”.

P 20170327 095001

A enfermeira do município de Manga, Reyjany Sobral, falou sobre a importância do encontro: “capacitações como essa são fundamentais para a qualificação dos profissionais, pois nem sempre as informações das condutas frente ao paciente hansênico são ofertadas de maneira ampla a todos. Essas capacitações fortalecem o vinculo entre o profissional e a regional de saúde”, explicou a enfermeira.

Diagnóstico e tratamento

Caracterizada por manchas dormentes e insensíveis à dor, ao tato, ao quente e ao frio, a hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Micobacterium leprae que afeta a pele, nervos periféricos e se não for tratada precocemente, pode causar deformidades.

O diagnóstico da doença é clínico e epidemiológico, por meio de avaliação e condições de vida do paciente, e pelo exame dermatoneurológico, isto é, da pele e dos principais nervos periféricos comprometidos pela bactéria. O tratamento é oral, dura entre 6 a 12 meses, e é realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Atenção Primária, pelas Equipes da Saúde da Família e, quando necessário, pelas Policlínicas ou Centros de Especialidades.

Por Izabel Cristina de Oliveira

Enviar para impressão