A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) do município de Ipatinga, promoveu, nesta sexta-feira (24/06), no auditório da Regional, uma capacitação de Vigilância em Saúde do Trabalhador para referências técnicas dos 35 municípios que compõe esta região de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação foi coordenada pela referência técnica em Saúde do Trabalhador da regional, Michelle Cristina Batista e Silva, com apoio da referência técnica Rosimeide Silva e técnicos do CEREST de Ipatinga. Segundo Michelle, “o objetivo é capacitar as novas referências técnicas municipais em Saúde do Trabalhador e atualizar as demais referências, sempre ressaltando a importância da implantação e implementação de Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador em seus municípios. Com isso qualificar a identificação dos acidentes de trabalho, melhorando as notificações no Sistema de Informação dos Agravos de Notificação (SINAN)”.

Crédito: Flávio Samuel

Durante o treinamento, Michelle abordou o Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde e os indicadores em Saúde do Trabalhador, as Portarias nº 204 e nº 205 de 17 de fevereiro de 2016 e a Resolução SES-MG Nº 3.244 de 25 de abril de 2012. No treinamento também foram abordados temas como acidente de Trabalho com exposição à material biológico, intoxicação exógena (por substâncias químicas, gases e metais pesados), lesões por esforços repetitivos (distúrbio osteomusculares) e perda auditiva induzida por ruídos.

Ainda de acordo com Michelle Cristina Batista e Silva, para desenvolver os temas de forma ampliada e objetiva, a capacitação contou com a colaboração dos técnicos em Saúde do Trabalhador do CEREST: a enfermeira Cristiane Oliveira, a enfermeira do trabalho Dayana Chaves, a fisioterapeuta Élida Espescht e a fonoaudióloga Priscila Machado.

Por Flávio Samuel