A Regional de Saúde de Pirapora, por meio do Núcleo de Gestão de Pessoas, promoveu nesta quarta-feira (22/03) uma blitz educativa em comemoração ao Dia Mundial da Água. O objetivo do evento foi chamar a atenção da população para a preservação dos principais recursos de sobrevivência dos seres vivos, com ações educativas e que estimulam a preservação.

Segundo a coordenadora de Gestão da Regional, Ana Lúcia Henrique Silveira, celebrar a data se torna fundamental devido à necessidade de preservação das águas. “A água atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, regula nossa temperatura, funciona como solvente, participa de reações químicas, entre várias outras funções, como sua utilização na alimentação de animais e na agricultura”, disse.

Crédito: Vinícius Falcão

Durante o evento, foram distribuídos folders, panfletos e cartazes chamando a atenção para a preservação e o uso consciente da água, com atitudes que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Também foram dadas sugestões de preservação, como não jogar lixo nos rios e lagos, economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc) e reutilizar a água em diversas situações. Além disso, foi abordada a necessidade de se respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para as comunidades, destacando sobre o tratamento adequado da água.

O evento contou com o apoio da gerente Regional de Saúde, Maria Cândida, e de técnicos da Regional. Contou, ainda, com a parceria de diversos órgãos do Estado e do município, como a Polícia Militar de Meio Ambiente e também o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o Centro de Referência Ambiental, além do Instituto Federal Norte de Minas Pirapora.

Por Adriana Katia Emiliano Souza