O Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Pouso Alegre realizou na manhã desta sexta-feira (24/05), no laboratório de informática, a segunda Reunião da Comissão Regional de Oncologia, que tem como objetivo elaborar o Mapeamento da Assistência Oncológica da região, sendo esta uma ação da SES- MG.

Crédito: Otávio Coutinho Meyer Fernandes

Entre os temas abordados, estão as informações referentes aos atendimentos e fluxos da oncologia na atenção primária especializada e hospitalar, assim como os cuidados paliativos. As informações foram baseadas em um questionário elaborado pelo nível central e encaminhado aos municípios, por meio da Superintendência Regional de Pouso Alegre.

“Esta iniciativa contribui para a formação de uma comissão regional formada por técnicos da regional e gestores, que além de elaborar mapeamento da assistência oncológica da região, irá discutir assuntos e auxiliar na resolução de problemas afetos a oncologia na área de abrangência da nossa Regional. O intuito é tornar essa comissão permanente, com cronograma de reuniões e pautas definidos previamente, ” ressalta a coordenadora do NRAS, Adriana Aparecida Silva Ferreira.

Durante o evento, o Superintendente Regional de Saúde, Regis Kersul, também destacou a importância do encontro para a elaboração do Plano Estadual e do fluxo de comunicação. “A marcação da primeira consulta deve ser o mais breve possível e o fluxo de comunicação precisa ser direto e eficaz”, disse.

O evento, além da participação do superintendente Regional de Saúde, Regis Kersul, contou com a presença dos gestores municipais, bem como dos coordenadores do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS), Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) e Regulação.

Por Otávio Coutinho Meyer Fernandes