A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou, nesta segunda e terça-feira (10 e 11/12), capacitação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O treinamento, voltado para profissionais de saúde pública dos 35 municípios que compõem a região de saúde de abrangência da Regional de Coronel Fabriciano, também abordou os Testes Rápidos para HIV, Hepatites Virais (B e C) e Sífilis.

20181210 113625

A Referência Técnica em IST/AIDS, Michelle Cristina Batista e Silva, destacou que o objetivo da capacitação foi a descentralização dos testes rápidos para a Atenção Primária dos Municípios.

“Esta descentralização fará com que os usuários tenham acesso mais rápido ao diagnóstico precoce destas doenças, agilizando o início do seu tratamento”, ressaltou Michelle.

Ao longo da capacitação, foram discutidos, entre outros temas, os protocolos vigentes do Ministério da Saúde, os aprimoramentos das ações e políticas públicas referentes aos agravos do programa ISTs/AIDS e o alinhamento do fluxo regional e municipal, visando a redução dos casos de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais. Na parte prática, os profissionais foram orientados e realizar testes rápidos como parte do treinamento.

20181211 103125

A enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento, (CTA), Ana Beatriz Barros Passos, de Ipatinga, ressaltou a importância de sensibilizar os profissionais que atuam na assistência sobre a necessidade da testagem rápida na Atenção Primária.

“Os testes rápidos permitem a detecção de anticorpos em menos de 30 minutos, é de simples aplicação e o acesso ao diagnóstico precoce é fator determinante para uma melhor resposta ao tratamento da infecção pelo HIV, Hepatites e Sífilis. Nos casos em que as infecções são detectadas, exames laboratoriais complementares são necessários para a confirmação do diagnóstico”, explicou Ana Beatriz.

Para Coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Mesquita, Jaqueline Tamires dos Santos Oliveira, o treinamento foi de grande importância, pois levar os testes rápidos para próximo da população é possibilitar um diagnóstico precoce, seguro e gratuito.

“É um alerta e também um enfrentamento, visto que sabemos do aumento da ocorrência da Sífilis e de outras ISTs em nossa região, além dos crescentes números de HIV/AIDS e Hepatites Virais. A atenção primária tem um papel importantíssimo”, frisou Jaqueline.

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

Os CTAs oferecem orientação aos cidadãos e cidadãs sobre os métodos de prevenção de HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. Também disponibiliza exames de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, acompanhamento dos pacientes em tratamento por uma equipe multidisciplinar e distribuição de preservativos nas Unidades de Saúde. Outro serviço é a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

O atendimento é gratuito e se dá tanto por demanda espontânea ou por encaminhamento de outros serviços de saúde. O sigilo e o aconselhamento pré e pós-teste são garantidos, sendo que o paciente recebe total acompanhamento e orientação. A Região de Saúde de abrangência da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano conta com 3 CTAs:

• Ipatinga: Rua Governador Valadares, nº 45, Centro. Atendimento ao público: segunda à sexta-feira, 7h às 19h e teste rápido para DSTs/AIDS na quarta e sexta-feira, 10h às 17h. Informações: (31) 3829-8559.
  • Coronel Fabriciano: Rua São Sebastião, nº 1.007, no bairro Professores. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE). Mais informações: (31) 3846-3556.
  • Timóteo: Avenida Acesita, 1.560, bairro Primavera. O serviço funciona segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. Mais informações: (31) 3847-7624.

Por Flávio Samuel