Na última quinta-feira (17/05), aconteceu no salão de reuniões da Regional de Saúde de Ubá um encontro com as referências técnicas municipais em investigação de óbitos, bem como com membros dos comitês municipais e hospitalares de prevenção de mortalidade materna infantil e fetal.

O encontro foi idealizado pelo Comitê Regional de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal (CRPMMIF), a partir da análise dos óbitos maternos dos últimos anos nas regiões de saúde de Ubá e Muriaé. Na ocasião, identificou-se a necessidade de alinhamento teórico entre as referências para aprimoramento das investigações de óbitos e estruturação adequada dos comitês.

Durante o evento, foram realizadas palestras sobre as temáticas: classificação de óbitos maternos, investigação de óbitos, elaboração de relatórios executivos, reestruturação dos comitês municipais e hospitalares, bem como esclarecimentos sobre o sistema de informação oficial (SIM WEB).

As palestras foram ministradas pelas referências técnicas da Regional de Saúde de Ubá, Ana Cristina Dias Custódio, Wallan McDonald Silva Souza, France Araújo Coelho e Ana Amélia Dias Silva Pereira. “A identificação adequada da causa dos óbitos e a definição correta da evitabilidade é indispensável. Dessa forma, é possível traçar políticas públicas capazes, de fato, de impactar na redução da mortalidade materna, infantil e fetal”, ressaltou a referência técnica France Coelho.

No mesmo dia, no período da tarde, foi realizada a 15ª Reunião do Comitê Regional de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, cuja pauta foi a análise e conclusão das investigações de óbitos maternos de 2017 e o envio de documentos pendentes de investigações dos anos de 2015 e 2016.

Por Lavínia Luisa

Enviar para impressão