Com o tema “Nós somos o trânsito” e com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a segurança e educação no trânsito, foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, 16/05, em Governador Valadares a Campanha Maio Amarelo com uma caminhada pelas ruas centrais da cidade. Além disso, houve na Praça dos Pioneiros serviços de saúde aos cidadãos, distribuição de material gráfico fornecido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), blitz educativa e simulação de acidente de trânsito, realizada pelo Corpo de Bombeiros de Valadares.

A mobilização foi organizada por diversas entidades públicas como a Regional de Saúde de Governador Valadares, Superintendência de Ensino (SER), Prefeitura de Governador Valadares, dentre outros.

A enfermeira e referência técnica em Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Governador Valadares, Maria Aparecida Melo Martins, salientou a importância da ação intersetorial de diversas instituições na minimização das consequências dos acidentes de trânsito. “Desde 2009 diversos atores institucionais tem desenvolvido ações em maio e setembro para o enfrentamento dos acidentes de trânsito. Os representantes do Sistema Único de Saúde (SUS) participam dessas campanhas principalmente porque a área de saúde é que recebe todo o impacto desses eventos, com as comorbidades em toda a rede, que vem desde a assistência imediata até a reabilitação das vitimas. Por isso é importante trabalhar com outros parceiros essas ações, para diminuir não só o alto custo financeiro que incide sobre o sistema, mas principalmente, a perda de vidas humanas”, afirmou.

O comandante da Polícia Estadual de Trânsito de Gov.Valadares, major Ryan Figueiredo, ressaltou a participação da Polícia Militar com outros órgãos no Maio Amarelo. “A PM tem um histórico significativo em relação a campanhas de trânsito e nós estamos muito felizes de ver tanta gente envolvida e mobilizada nesse ponto em comum que é a violência no trânsito, que especificamente na nossa região vitimiza tantas famílias”, frisou.

Já o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, acentuou a responsabilidade de todos no trânsito e as iniciativas que a prefeitura vem realizando na cidade. “O mês de maio com essa campanha vem para alertar as pessoas como lema “Nós somos o trânsito”, deixando bem claro que o envolvimento deve ser não só dos motoristas, mas também dos pedestres. Aliás, por entendermos que muito dessas ocorrências vem de falta de educação no trânsito, estamos investindo em ações de mobilização nas escolas, através de um projeto do tipo “transitolândia”, que percorre as unidades de educação municipais orientando as crianças para que aprendam sobre a segurança no trânsito”, finalizou.

Simulação de acidente de trânsito

Créditos: Frederico Bussinger

Como parte da programação, o sexto batalhão de Bombeiros em Valadares, com o apoio do SAMU, realizou na avenida ao lado da praça central uma simulação de acidente de trânsito que envolveu duas motos e uma bicicleta.

Durante a ação foram demonstrados todos os procedimentos de primeiros socorros, inclusive com orientação a população de como proceder nestes casos.

Segundo os bombeiros, de janeiro até o início de maio foram registrados 506 acidentes de trânsito, sendo que especificamente com motos, foram contabilizados 7 por dia.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão